http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Surrealismo Fotográfico de Salvador Dalí

09:46 By Karla Hack dos Santos 2 comments

Falar de Salvador Dalí e Surrealismo em uma frase chega a ser redundância. Contudo, das várias palavras com as quais podemos definir o trabalho de arte deste gênio - espetacular, absurda, imaginária - poucas possuem a força definidora que tem o vocábulo Surrealismo; O qual, segundo o Dicionário Priberam, significa: "Movimento artístico nascido cerca de 1924, em França, que pretende não se interessar senão pelas manifestações do pensamento liberto de toda a preocupação lógica, artística ou moral". 

Dalí é comumente reconhecido pelos seus trabalhos como pintor, entretanto, também atuou junto ao cinema - fazendo colaborações com Luiz Bruñel, Walt Disney e Alfred Hitchcock - além da poesia, escultura e fotografia. Sendo sobre este último o tema da postagem de hoje.

Desafio vocês a colocarem no Google "Salvador Dalí Fotografia" e irem em imagens: Logo a primeira que aparece já é interessante, e conforme se vai pesquisando e procurando mais e mais imagens curiosas aparecem. Estas fotos foram feitas, em geral, com parcerias e sempre buscando a inovação que a visão particular de Salvador.

Uma de suas imagens mais famosas é Dalí Atômico e partiu da parceria entre o mesmo e Philippe Halsman. Em uma era distante dos artíficios do Photoshop, a realidade e regras da física não foram páreas para a força criativa de ambos. Jogo de luz, fotos em movimento, objetos em suspensão e muito trabalho resultaram nas seguintes fotografias:








Outro a fotografar este lado "insano" de Dalí foi Robert Descharnes: 





Abaixo incluo mais algumas imagens de Salvador Dalí, das quais não encontrei os autores/parceiros - se souberem quem foi avisem-me:





Espero que tenham gostado desta viagem surrealista!


Este texto foi postado originalmente em meu blog Nascida em Versos.

Por Karla Hack dos Santos

2 comentários :

  1. Nossa, adorei esse post.. Surrealismo foi um periodo lindo, e Salvador Dalí muito talentoso...
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu já estudei sobre esse homem :)
    Fazia tempo que n visitava o seu bloog
    Conrinua Lindo õ/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...