http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sábado, 17 de setembro de 2011

Denúncia Contra Editoras Manipuladoras

20:16 By Vanessa Fagundes (vanessafagundesadv@gmail.com) , No comments

Como já dizia Nietzsche:

Tomar a atividade de escrever como uma profissão da vida inteira deveria razoavelmente ser considerado uma espécie de loucura.

Mas a loucura que acomete escritores da atualidade é muito mais perigosa do que Nietzsche imaginava, especialmente para o próprio bolso deles. Direi o motivo.

Acho que a maioria aqui sabe que sou escritora. Consegui lançar meu primeiro livro (Levei um Fora e Agora?) por uma boa editora, com distribuição em todo o país. O segundo (Adorável Imperfeição) ainda procura uma editora, embora esteja disponível online para compra.

Justamente pelo esforço que tenho empreendido na busca de uma editora para meu romance, que me deparei com práticas absurdas de grupos editoriais e gráficas que se dizem editoras... coisas que me deixaram absolutamente revoltada.

Existe uma grande editora no mercado (não vou citar o nome ainda, mas talvez você reconheça a “oferta”), que oferece a publicação do livro de “novos autores” pela bagatela de R$13.500,00 com distribuição de apenas 1000 exemplares (acredite, isso é pouco!), SEM DIREITO AUTORAL ALGUM em relação a eventuais exemplares vendidos dessa “primeira edição”. Mas você só fica sabendo disso depois de enviar seu original.

Enviei meu segundo livro para esta editora (renomada no Brasil) e aguardei esperançosa de que este interesse por “novos autores” pudesse de fato ser um projeto respeitável. Quando me retornaram com a “feliz noticia” de que meu livro havia sido aprovado para ser publicado, fiquei muito contente (finalmente meu segundo bebê sairia do forno), mas logo em seguida fui apresentada ao embuste quando me informaram as “condições para publicação”. O pior de tudo é que entrei em contato com uma autora que teve seu livro “aprovado” por essa mesma editora e havia pago R$12.000,00 (vc leu certo - DOZE MIL REAIS) para que seu livro fosse publicado e estava SUPER FELIZ!!

Eu não quis alertá-la sobre a fraude em que estava se metendo, porque entendo a emoção de um autor quando tem seu primeiro livro publicado. Mas daí a pagar o valor de um carro para que sua obra seja vagamente distribuída, em pouquíssimos exemplares, que certamente não trarão qualquer visibilidade à sua criação e o pior, LIVRE DE DIREITOS AUTORAIS pela venda de tais exemplares É UM ULTRAJE!! Um engodo, uma enganação das mais perversas, de uma editora renomada, que suja seu nome com artifícios dessa estirpe para ganhar mais dinheiro e ludibriar autores novatos, que trabalham com tanto amor em suas obras e não percebem para quem estão entregando seu bebê.

Como escritora de horas vagas (infelizmente no Brasil não tem como sobreviver só escrevendo), também me interesso por concursos literários e qualquer incentivo que seja dado à leitura.

Eis que tenho percebido igualmente as tentativas vis de várias editoras que divulgam a publicação de ANTOLOGIAS (reunião de contos ou poesias de vários autores), pelo preço “modesto” de R$300,00 por poesia publicada. Queridos, basta raciocinar um pouco, no Brasil não se vende muito, nem livro de vampiro (em plena ressurreição do tema), imagine de poesia! A verdade é que essas antologias vendem quase nada, têm divulgação quase zero (geralmente só no site da própria editora e em alguma livraria pequena que eles contatem para o lançamento – onde só estarão parentes e amigos do autor)

Você vai pagar 300 reais, senão mais, POR POESIA OU CONTO PUBLICADO, vai conseguir que algumas 100 ou 200 pessoas de fato comprem para ler e TALVEZ receba direitos autorais por isso. Vale a pena???

Eu sei que no Brasil é difícil, quase impossível, divulgar poesia. Por isso que respeito tanto os concursos HONESTOS que realmente se empenham em divulgar as obras inscritas e concedem prêmios (que podem chegar a mais de 10 mil reais) para os vencedores. Isso é um concurso de verdade, mas aqueles pseudo concursos em que você precisa pagar para ter sua obra publicada, são falsos e manipuladores.

Venho demonstrar minha indignação porque sei como é difícil ter uma obra publicada por uma boa editora, como é difícil fazer com que sua obra chegue ao público e seja apreciada e porque me solidarizo com todos os autores que amam escrever e desejam de coração ver seus bebês batendo asas. Falo sempre em bebês porque é como um autor vê sua obra, como um filho e por isso mesmo, deve ser tratado com consideração.

Acho que ao invés de dar dinheiro a falsários enganadores como estes, os autores deveriam se unir na divulgação de suas obras por outros meios.

Hoje temos uma expansão da publicação por demanda, quando o autor disponibiliza seu livro em determinado site e, havendo uma compra online, ele é impresso e remetido ao comprador. Sem custos para o autor e com pagamento de direitos autorais devidos. Existe também a possibilidade de vendê-lo como e-book, que fica bem mais barato para o leitor e facilita a disseminação da obra. Eu sei que esses meios de publicação não atingem um grande público, pois a divulgação fica por conta do próprio autor, mas não seria mais digno vender seu livro assim do que PAGAR ALTO para uma editora safada imprimir só mil exemplares que ficarão no fundo de alguma livraria, sem gerar sequer direitos autorais pra você??

Isso não é divulgação melhor do que você pode fazer por conta própria na internet, em sites de relacionamento, etc. A quantidade de pessoas que mil exemplares do seu livro, jogados em algumas livrarias, irá atingir, talvez fique próximo do que você mesmo consiga, disponibilizando online e ainda mantendo sua dignidade.

Não compre asas furadas para seu bebê, por mais atraentes que possam parecer!

Minha resposta para a “aprovação” do meu livro pela editora? NÃO TENHO INTERESSE, PREFIRO ESPERAR A RESPOSTA DE OUTRAS EDITORAS QUE QUEIRAM PUBLICAR MEU LIVRO DA MANEIRA TRADICIONAL, OU SEJA, SEM TIRAR SARRO DA MINHA CARA.

Respeite sua obra e faça com que sanguessugas fiquem longe dela!

Um site respeitável que disponibiliza livros por demanda é o Clube de Autores, onde meu romance também está. Se quiser colocar seu bebê à venda enquanto não encontra uma editora honesta, esteja à vontade. É de graça!!! http://www.clubedeautores.com.br/book/26881--Adoravel_Imperfeicao


0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...