http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dicas para não errar na hora da entrevista

Resumo: Aprender algumas maneiras para se sair bem na hora da entrevista.


Acertar todos os itens avaliados por um recrutador durante uma entrevista é uma tarefa para lá de difícil, mas não impossível. Ao menos é nisto o que acreditam os profissionais responsáveis por encontrar novos talentos para as empresas. Na hora da entrevista, tanto o comportamento quanto a apresentação, ética e profissionalismo costumam ser avaliados. E engana-se quem imagina que os critérios empregados para analisar cada perfil sejam poucos.
Meus amigos as empresas, cada vez mais vem selecionando profissionais com o mais alto nível de conhecimento acadêmico e vasta experiência profissional.
Confira abaixo algumas orientações:
  • Seja pontual – pontualidade é tudo e comparecer em uma entrevista no horário marcado mostra comprometimento e responsabilidade. O ideal é que o candidato chegue ao local da avaliação com 15 minutos de antecedência. Qualquer atraso ou imprevisto que possa interferir no horário da avaliação deve ser informado ao recrutador imediatamente.

  • Imagem é tudo – apresentação pessoal, corte de cabelo e roupas dizem muito da imagem de cada um. Por isso, prefira vestes formais e discretas e lembre-se de que, apesar de algumas empresas não serem tão exigentes com o vestuário, isto não deve ser pretexto para qualquer desleixo com a apresentação. As mulheres devem fugir de decotes, blusas transparentes e roupas muito curtas, enquanto os rapazes, das bermudas, camisetas e tênis.

  • Conheça a empresa – obtenha o máximo de informações sobre a empresa para a qual está se candidatando. Descubra o ramo de atuação, quais são os principais parceiros e em quais negócios ela está envolvida. Saber este tipo de dados costuma favorecer os candidatos durante a entrevista, já que os recrutadores costumam avaliar com 'bons olhos' aqueles que se interessam por sua organização.

  • Não minta! – colocar informações em seu currículo que não sejam verdadeiras pode comprometer sua chance em uma companhia. Por isso, não minta sobre seus empregos anteriores ou sobre sua escolaridade. Os cursos superiores, bem como as pós-graduações, devem ser informados se ainda estiverem sendo cursados ou já concluídos.

  • Nada de gírias – durante uma entrevista, o comportamento do candidato é constantemente avaliado, bem como a sua postura e linguagem. A recomendação, neste caso, é que o entrevistado fique atento às palavras, pois as gírias e os tratamentos pessoais demais não são bem avaliados durante este processo. Prefira sempre uma linguagem respeitosa e formal.

  • Desligue o celular – hora de entrevista não é hora de telefone. Mantenha o aparelho desligado, ao entrar em um processo de seleção e apenas ligue-o após o término da avaliação. Isso evita constrangimentos durante a entrevista garante pontos no processo.

  • Não fale mal de seu chefe – as citações sobre os empregos anteriores não devem ser carregadas de queixas e lamentações. Falar mal do ex-chefe, então, pode ser mais comprometedor do que se pode imaginar, afinal, profissionalismo e ética dizem muito aqui. Foque no trabalho desenvolvido em outras empresas e evite entrar em detalhes e conflitos pessoais.

  • Fale dos desafios e soluções – fuja dos problemas e mostre que as adversidades, sejam elas pessoais, sejam profissionais, ficaram para trás. Trate tais questões como um desafio e aproveite a ocasião para mostrar ao recrutador como solucionou os problemas.
 Prezados amigos, busquem a cultura e informções. Sucesso a todos!

Siga os posts do Gestor no Twitter: http://twitter.com/#!/gestor_robson





Robson Carvalho de Menezes - Editor do Conteúdo

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...