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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Funções do Marketing

Bom dia a todos! Buscando conhecimento, estava lendo sobre Marketing e suas Funções no mercado. Encontrei algo interessante para ser explicitado.

 Observando o nosso mercado atual, e lendo para obter mais conhecimentos sobre diversos aspectos relacionados a Organização, encontrei algo bastante interessante e bem dissertativo para todos nós, que vivemos buscando atualizações para o melhor potencial obtermos.
Gente, observemos que as Técnicas mercadológicas adquiriram tal abrangência no mundo contemporâneo que são utilizados, em qualquer sistema econômico social, tanto por empresa comerciais como por instituições sem fins lucrativos, e em campanhas díspares como as de vacinação de crianças, realizadas pelos governos com o objetivo de promover o bem público e as eleitorais para “vender”  ao eleitor a um cargo eletivo.
Contiuemos a seguir com as explicações e teorias de Philip Kotler, em administração de marketing, onde ele retrata este aspecto.
Marketing palavra inglesa (de Market, mercado) de mais uso que as expressões equivalentes, mercadológica ou comercialização. Marketing é o conjunto de atividades que visam orientar os fluxos de bens e ser viços do local que são gerados para os consumidores ou usuários.  Em sentido mais estrito, Marketing é um conjunto de técnicas coordenadas que permitem uma empresa conhecerem o mercado presente e o potencial para determinado produto com a finalidade de maximizar o volume de vendas.  Nas empresas que trabalham para clientes certos e nos monopólios, o marketing tem uma importância secundária, mas quando a empresa possui para o mercado, precisa prever o que, quando, onde, com que imagem, em que quantidade e a que preço será possível colocar o produto no mercado.
O Marketing utiliza técnicas fundamentais em estatísticas, demografia, geopolítica, interpretação da legislação aplicável à área objeto de análise, utilização dos meios de comunicações e econometria.  As técnicas de marketing são objetos de estudos sistematizados em escola de comunicação social e reconhecidos como atividade econômica de grande importância no conjunto da economia nacional, tanto pela geração direta de empregos como pela promoção das vendas, que aquecem o consumo e a economia que promovem o desenvolvimento.
Caros leitores, podemos dizer que o Marketing tem funções? Claro qu podemos, pois ele tem:
Funções do Marketing 
Destacam-se cinco funções principais dos profissionais de marketing: 
1-    Gerência do produto – que acompanha desde a concepção aos estágios de pesquisas, design, desenvolvimento e fabricação até o lançamento no mercado.
2-    Definição do preço - determinado de acordo os custos, poder aquisitivo do mercado, e preços dos produtos concorrentes.
3-    Distribuição – feita por um ou mais canais, em venda direta ao consumidor ou por intermediários. A distribuição dos produtos depende de sua natureza e da forma como é feita a venda. Os canais tradicionais de distribuição são o atacado o varejo, e as vendas industriais. A partir da década de 1950, tornaram-se populares as vendas por reembolso postal e a mala direta; mais tarde surgiram o telemarketing, as vendas por computador e a formação de grandes cadeias de vendedores autônomos, que adquirem os produtos e as peça publicitárias, cuidam da divulgação e do fechamento de vendas e estabelecem suas próprias margens de lucro , dentro de limites estabelecidos pelo fabricante.
4-    Publicidade – que seleciona as características do bem capaz de atrair o público alvo e criar na mente do consumidor diferenciações positivas do produto em relação aos concorrentes. Uma das principais técnicas do marketing , a publicidade, tem o objetivo de criar , e desenvolver ou mudar os hábitos e necessidades do consumidor, desenvolver ou mudar os hábitos e necessidades do consumidor.
5-    Vendas – em que se dá o contato direto entre comprador e vendedor. Os fabricantes de bens de consumo e larga escala, embora não vendam diretamente ao consumidor final, costumam empregar um grande número de vendedores  para lidar com todos os intermediários de todo tipo, sejam eles atacadistas ou varejistas. Na venda de bens de capital complexos ou muito caros o papel do vendedor é crucial.
Meus amigos, observem que a gerência do produto acompanha todo o desenvolvimento desde a fabricação até seu lançamento no mercado. Falando dos preços, este é complexo pois é observado todo o custo até o processo de venda, incluindo preço na concorrente. A distribuição vem evoluindo a cada dia, pois vários canais são lançados a todo tempo, seja por mídia, telemarketing ou internet. Publicidade, é diferenciar o mesmo produto seu, do concorrente, é o chamado ter algo a mais agregado ao produto. E por fim as Vendas, essas retrai um peso direto do vendedor para com o comprador, empatia, poder de negociação e técnicas de vendas.
Segundo Philip Kotler, com o aumento do número de concorrentes em quase todos os ramos de negócios o campo de atuação do Marketing passou a incluir funções como serviços de atendimento ao cliente e comunicação com o consumidor. Em algumas empresas, a diretoria de Marketing detém poder decisório sobre  áreas das mais diversificadas , como programação visual e embalagem, preço, relações públicas, e pesquisa e desenvolvimento de produtos novos.
Objetos de Estudo do Marketing:
Para formular sua política de vendas, a empresa precisa analisar previamente algumas questões fundamentais:
1- Conhecimento dos mercados atuais e seus possíveis desenvolvimentos.
2- Capacidade aquisitiva e preferências dos possíveis clientes, mediante pesquisas, entrevistas pessoais, observação direta e experimentação, determina-se a disposição da clientela em relação aos produtos ( em fabricação ou em projetos ), da empresa. Levam-se em conta nessa investigação as faixas de renda, o poder aquisitivo do mercado potencial, os gastos e preferencias dos possíveis compradores, com atenção especial a características como educação, sexo, idade etc.
3- Determinação das condições que o produto deve reunir, e marketing, o produto é tudo aquilo que pode satisfazer uma necessidade e, portanto, ser vendido. Na investigação estudam-se todas as características do produto: A impressão geral que ele causa; a imagem, fundada em seu conhecimento e prestigio; o conjunto de funções ( técnicas ou de prestigio para o usuário ) que ele cumpre; a possibilidade da modifição da possibilidade para melhor adaptar-se ao mercado; a relação entre a funcionalidade e preço final.
4- Estudo da concorrência, para uma gestação comercial adequada, não e suficiente a comparação entre os produtos da empresa e os da concorrência. É preciso também conhecer esses produtos, os métodos publicitários utilizados a organização de vendas, a influencia da publicidade  do produto sobre o publico e as razoes dessa influencia.
5- Investigação da demanda os resultados obtidos nos pontos anteriores permitem quantificar a            demanda possível e sua elasticidade, ou seja, a resposta do mercado as possíveis variações no preços ( um artigo é muito elástico quando uma pequena variação do preço acarreta numa variação relativamente maior da quantidade demandada ).
6- Proposta de atuação a luz das informações obtidas, a equipe responsável pelo estudo mercadológico deve elaborar um leque de sugestões  de ações capazes de atrair os clientes da empresas competidoras, conseguir a expansão dos mercados já existentes e criar novos mercados, tanto para venda de produtos já conhecidos quanto de novos produtos.
OBS: Vejamos o que Philip Kotler, nos relatou acima:
Gente é o que toda empresa não pode deixar de fazer para não cair em uma armadilha, ou na cegueira de achar que o concorrente por menor que seja, ele não traz perigo. SIM todo e qualquer concorrente por menor que ele seja, ele é uma GRANDE AMEAÇA, pois toda empresa um dia também foi pequena.
Meus amigos lhes resumo o acima citado por Philip, dizendo que enxergue o seu mercado atuante, veja seus concorrentes, quem são seus clientes, quais ja foram seus clintes? E porque eles hoje estam com a concorrente!
Porque não tentar ao menos recuperá-los? Qual sua capacidade aquisitiva no momento? Você realmente está em condições de selecionar seus clientes? Reveja seus conceitos sobre seu mercado.
Divulgem seu produto, com limitações a suas condições, publiquem. Revejam seus preços, estude seus clientes, modifique seu atendimento, suas condições e adaptar-se ao mercado atual é fundamental.

Conclusão 
O Marketing  tem uma grande importância para empresa no mercado hoje.  É ele que tornará um produto ou serviço de uma empresa conhecido, e garantirá um lugar de destaque entre os concorrentes no mercado.
 Bons estudos!



Robson C. de Menezes - Editor do conteúdo

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