http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Genéricos: Eles cabem no bolso (e no gosto) dos consumidores brasileiros

13:42 By Folha Newsletter No comments

09/09/11 - Realizamos uma pesquisa inédita com a população adulta brasileira (dos 18 aos 64 anos) e uma parcela da classe médica. E constatamos que uma parte significativa dos consumidores possui uma opinião positiva dos medicamentos genéricos. Dos entrevistados, 83% afirmaram acreditar que eles são tão eficazes quanto os medicamentos de referência, enquanto para 80% deles esses remédios apresentam a mesma segurança que os de marca.

Três quartos dos questionados cujos médicos receitaram apenas remédios de referência disseram que preferiam ter sido aconselhado a tomar genéricos. Já a maioria dos entrevistados (87%) que receberam prescrição para o genérico nos últimos 12 meses acharam fácil encontrá-los nas farmácias. Isso, provavelmente, é um dos motivos que está levando ao crescimento dos genéricos – apenas no primeiro trimestre de 2011, houve um aumento de 32% nas vendas dessa categoria. Mas parece que a questão econômica é o que mais pesa na escolha por esse medicamento: a diferença de preço entre genéricos e remédios de marca é importante para 60% dos participantes.

Classe média é mais crítica

Em relação aos resultados obtidos junto aos médicos, quase metade (46%) mostrou ter dúvidas quanto aos genéricos. Os motivos: 45% deles acham que o processo de avaliação e controle de qualidade dos genéricos é menos exigente do que ocorre com os medicamentos de marca e 44% acreditam que esses remédios sofrem mais falsificações.

Além disso, uma parte dessa parcela de profissionais da saúde não concordou com a idéia de os genéricos serem tão eficazes (30%), nem de terem a mesma segurança (23%) que os remédios de referencia. Ainda assim, 92% disseram que prescreveram genérico nos últimos 12 meses, para reduzir o custo do tratamento ou a pedido do paciente.

Por Folha Newsletter

Fonte: Revista ProTeste - Ano X - Nº 106
www.proteste.or.br

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...