http://folhanewsletter.blogspot.com.br

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Para que Filosofia ?

17:20 By Robson Gestor Empresarial , No comments

Qual o verdadeiro significado da filosofia para nossa vida.










No artigo de hoje, escreverei um pouco da teoria da filosofia, trazendo para o nosso cotidiano, e trabalhando a junção desta matéria, onde muitas estabelecem como desnecessária para nossa vida e outros acreditam que não deveria nem existir.
Muitos perguntam o significado desta palavra, ou matéria acadêmica, na faculdade muitos colegas e amigos de cursos anteriores e até hoje há uma discussão sobre esse assunto. Muitos acreditam que a filosofia não deveria ser uma matéria obrigatória na academia estudantil, porém se ela é obrigatória, alguma coisa ela tem a nos mostrar ou apresentar de importante para o nosso crescimento.
Então lhes pergunto. Para que a filosofia?
Comecemos estabelecendo o conceito da filosofia. Filosofia (do grego, literalmente amor a sabedoria), é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e a linguagem.
Durante as idades antigas e medievais, a filosofia compreendia praticamente todas as áreas de investigação teórica. Em seu escopo figuravam desde disciplinas altamente abstratas – em que se estudavam o “ser enquanto ser” e os princípios gerais do raciocínio – até pesquisas sobre fenômenos mais específicos – como a queda dos corpos e a classificação dos seres vivos.
 Depois de relatado esse conceito, continuo a perguntar, para que filosofia?
Onde empregamos a filosofia? O que eu estou escrevendo é realmente filosofia? O que vocês estão lendo é filosofia?
Com essas perguntas na mente e as respostas em processamento, continuemos...
Caros leitores, filosofia não é arte, nem ciência e nem religião, porém os principais filósofos pareciam muito com os químicos, matemáticos e físicos de hoje, pois tinham argumentos científicos.
Já que estamos tratando de filosofia e buscando saber o porque e para que dessa matéria, não poderia deixar de citar alguns dos principais filósofos já existentes:
Platão, um dos pais fundadores da filosofia ocidental, afirmava que o sentimento de assombro ou admiração está na origem do pensamento filosófico.
‘’A admiração é a verdadeira característica do filósofo. Não tem outra origem à filosofia’’
(Platão – Teeteto{3})
Na mesma linha, afirmava Aristóteles:
‘’Os homens começam e sempre começaram a filosofar movidos pela admiração’’
(Aristóteles, Metafísica I 2.{4})
Aristóteles (Esta gira 384 a.C. – Atenas, 322 a.C.) foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.
Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes, e um dos fundadores, da filosofia ocidental.
Sócrates (469-399 a.C.{1}) foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são Platão e Aristóteles. Alguns historiadores afirmam só se poder falar de Sócrates como personagem de Platão, por ele nunca ter deixado nada escrito de sua própria autoria.
 Relatados esses fatos e conceitos sobre filosofia, seus fundadores, princípios e métodos. Pergunto:
Para que filosofia?
Então dentre todas essas explicitações posso afirmar que a filosofia desperta o amor a sabedoria ou amar o saber, a sabedoria como um todo.
Porque Sócrates é considerado o ‘’patrono da filosofia’’ porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos.
Sócrates os fazia perceber que não sabiam o que era aquilo em que acreditavam.
Posso afirmar que a filosofia nos traz uma serie de dúvidas, ao mesmo tempo, de buscar essas dúvidas, de querer saber o modo como determinada coisa ou objeto foi concretizado ou é objetivado.
Filosofia nos traz a razão que vai conduzir o conhecimento. Os questionamentos filosóficos vão rumo ao significado a decisão, é uma pergunta sempre a cerca da origem.
Ex: que horas são? Se a hora existe, pressuposto do tempo.
Filosofia e ciências são conhecimentos que surgem por problemas ou discussões ou debates surgidos.
A filosofia é uma atitude critica exame racional ou exame de racionalidade e atitude critica, essas são características de um filosófico.
Filosofia é uma forma de problematizarão ou construção de problemas.
Acredito já estarmos construindo um bom conceito para que filosofia. Estamos observando que ela trabalha para a critica, a busca por conhecimentos, o pressuposto de algo, surge a partir de problemas, atitudes criticas e debates.
Continuemos explicitando ainda mais nosso conceito.
Atitude racional – algo que deve ser debatido, dialogado, tem que ser feito em um âmbito publico, onde pode se disser o que pensa.
Atitude critica – racionalidade se converte em um método: o que é? Porque é? Pra que é?
Caros leitores já têm um modelo construído, para finalizarmos diferenciaremos filosofia de senso comum.
Parecer ou Ser comum – sensações, órgãos dos sentidos, multiplicidade de significados, mundo físico, opiniões, limite de conhecimento, conhecimento grosseiro.
Ser ou Filosofia – razão, trabalho feito com a alma, inteligência, epistênia (ciência), lógica, razão vai conduzir o conhecimento.
Finalizo dizendo que usamos a filosofia em tudo que fazemos com lógica, e sempre que perguntamos por que, para que, o que é, e usamos a critica como forma de solução.
Meus amigos, a filosofia é tão importante quanto qualquer outra matéria, ela nos traz o melhor de tudo para estudarmos as demais. Ela nos traz a buscar por conhecimentos, nos faz buscar a sabedoria e amar o conhecimento.

Encerro por aqui, com grandes frases dos grandes sábios. Muito sucesso a todos e busquem o conhecimento.
’Todo o meu saber consiste em saber que nada sei’’ – Sócrates.
A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter” – Platão.
“O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre” – Aristóteles.



Robson Carvalho de Menezes - Editor do Conteúdo


Poste um comentário
* Você concorda com o que está escrito?
* A sua opinião é muito importante, participe;
* Todos os comentários serão devidamente respondidos.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...