http://folhanewsletter.blogspot.com.br

domingo, 23 de outubro de 2011

Muitos dos que criticam a corrupção também são corruptos

Corrupção e atos que possam ter a conotação de corrupção são recorrentes em nossa sociedade e muitas vezes deixam as pessoas indignadas e até mesmo revoltadas. A todo instante se ouve relatos de corrupção que está ocorrendo pelos mais diferentes meios, formas, magnitudes, e envolvendo os mais diferentes tipos de pessoas da nossa sociedade, sejam elas políticas ou não. O alto grau de corrupção praticada no país é nocivo para todos, prejudicando o desenvolvimento do país, o bem estar das pessoas e a credibilidade tanto das instituições em gerais quanto das pessoas em particular.
Será que as pessoas estão exagerando ao perceberem que no país existe muita corrupção? As pessoas que criticam a corrupção também não praticam atos de corrupção? Será quem pratica corrupção tem o direito de criticar quem pratica atos de corrupção? O Brasil é um dos países mais corruptos do mundo?

Historicamente sempre existiu corrupção em nosso país, as informações de muitos dos atos de corrupção nunca chegavam até às pessoas em razão da deficiência dos meios de comunicação e da falta de órgãos que apurassem essas irregularidades. Desde a chegada dos portugueses ao país se passou a ter a prática do jeitinho brasileiro na qual as pessoas passavam a ganhar vantagens pessoais à custa de perdas de outra pessoa ou da própria sociedade. Práticas como pagar propinas a funcionários públicos para liberar mercadorias era bastante comum naquela época até no Império e, na verdade, até os dias atuais. Mesmo com proclamação da República teve-se um recrudescimento da corrupção onde a figura do “coronel” era o dono da região onde as pessoas só faziam as coisas se fossem de agrado desse líder. Isso foi muito forte até os anos 1930, mas em muitas regiões manteve-se a figura do “coronel” mandando e desmandando no povo.

Até mesmo na época dos militares com toda a restrição que a imprensa sofria foi possível a divulgação de muitos atos praticados por autoridades contra as pessoas e a sociedade. Nessa época, teve-se repercussão várias ações de corrupção praticadas por autoridades do governo que resultaram em perdas significativas seja para grupos específicos de contribuintes seja para a sociedade como um todo. No governo Collor, que foi eleito com o discurso de combate à corrupção e de caça aos marajás acabou sendo derrubado em razão de corrupção. O caso Collor é um exemplo claro de que quem diz que irá combater a corrupção o fará. Na verdade, o Collor comprovou que até mesmo os corruptos detestam a corrupção e dizem que querem combatê-la. Portanto, que se ouve ou ver alguém dizendo que é contra a corrupção, que todos os políticos ou quase todos são corruptos é preciso ficar com um pé atrás porque essa pessoa pode ser um corrupto.

Muitas dessas pessoas que reclamam da corrupção praticam a todo momento atos de corrupção. Desrespeitar as leis de trânsito, por exemplo, é um ato de corrupção. Querer levar vantagens sobre outras pessoas também é claramente um ato de corrupção. Muitas dessas pessoas que criticam a corrupção já fizeram fraudes contra o imposto de renda aumentando os gastos com saúde, educação ou outros para terem aumentado o valor a restituir ou diminuído o valor a pagar. Quem anda de carro sabe que os motoristas não respeitam os sinais de trânsito, em que entrar na faixa ou via sem sinalizar ou andar em velocidade maior que a permitida são as mais comuns. Ainda existem aqueles que estacionam o carro em vagas destinadas a idosos ou deficientes. Existem também aqueles que quando são pegos pelos agentes de trânsito se predispõem a pagar propina para não serem autuados. Pessoas que fazem isso são tão corruptas quanto qualquer outro corrupto.

Entretanto, isso não significa que devemos abdicar de combater a corrupção. Ao contrário, devemos mostrar insistentemente que atos de corrupção é danoso para todos, prejudicando todas as pessoas, seja de forma direta ou indireta. Apesar de não sermos considerados os mais corruptos do mundo, a corrupção deve ser combatida com todas as forças e meios. Segundo pesquisa as ONG Transparência Internacional realizada em 2010 em 180 países, o Brasil ficou em 69° entre os países mais corruptos do mundo. Essa pesquisa levou em conta a percepção do grau de corrupção por profissionais liberais e empresários em cada um desses países. Mesmo que a corrupção seja histórica em nosso país, mesmo que grande parte das pessoas que criticam os corruptos (muitas vezes generalizam chamando todos os políticos de corruptos) em algum momento e ou vários momentos de suas vidas praticaram atos de corrupção, mesmo que não estejamos entre os mais corruptos do mundo devemos combater firmemente todos e quaisquer atos de corrupção praticados por qualquer pessoa, seja político, funcionário público ou pessoa comum.

Por Francisco Castro

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...