http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Controlar demais os filhos pode ser uma péssima escolha

Não seja autoritária como a Eva de "A Vida da Gente"

Em "A Vida da Gente", novela das seis da TV Globo, a personagem Eva (Ana Beatriz Nogueira) é a grande vilã por controlar demais a vida da filha, Ana (Fernanda Vasconcellos). Só que mães e pais como Eva não existem só na ficção. Por isso, tome cuidado com a forma como cria os seus filhos. Exagerar na proteção pode fazer da vida dele um inferno.

Como Eva, muitos pais têm um passado mal resolvido e passam a controlar demais os filhos para que eles não sofram a mesma coisa. Os tempos são outros! Educar não é a mesma coisa que mandar.

Por mais que a intenção seja boa, os pais não devem fazer todas as coisas pelo filho ou filha desde pequeno. Ele ou ela devem ter a oportunidade de aprender, mesmo errando.

Artimanha muito usada por Eva, a chantagem emocional só serve para colocar um peso enorme nas costas do filho. Pressionado, ele pode se tronar um adulto inseguro e infeliz.

Criar o filho é como ensiná-lo a andar de bicicleta: ensine e cuide para ele não cair. Mas deixe-o tentar seguir o caminho sozinho. Se precisar de ajuda, ele vai chamar.

PARE E PENSE
“O sábio tem vergonha dos seus defeitos, mas não de se corrigir”. [Confúcio – Filósofo]

FIQUE ESPERTO
“Pode-se ter saudades dos tempos bons, mas não se deve fugir ao presente”. [Michel de Montaigne – Escritor]

VÁ EM FRENTE
“Não tente ser bem sucedido. Tente antes ser um homem de valor”. [Albert Einstein – Cientista]

Por Folha Newsletter

Com informações do Jornal Expresso

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...