http://folhanewsletter.blogspot.com.br

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pesquisa mostra que cabecear a bola pode afetar o cérebro

17:30 By Folha Newsletter , , No comments

Dor de cabeça para os boleiros!

Dar muitas cabeçadas na bola de futebol pode fazer mal ao cérebro. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos descobriu que os jogadores que cabecearam a bola mais de 1.100 vezes nos últimos 12 meses mostraram perda de substância branca do cérebro (o que pode afetar a atenção, memória e processamento da informação visual), comparando com os que cabecearam menos vezes.

Pesquisadores de um centro de Medicina de New York recrutaram 34 adultos, homens e mulheres. Todos os voluntários jogavam futebol desde a infância e ainda praticam o esporte.


Esquecimento total

Os jogadores que cabecearam a bola cerca de 1.100 vezes ou mais no ano passado tiveram resultados piores nos testes de memória. Não conseguiam recordar listas de palavras lidas para eles, trocavam palavras ou se atrapalhavam na hora de falar, além de apresentar esquecimento muito mais frequente do que os demais jogadores.

Mas nem tudo está perdido! Os jogadores não precisam aposentar as chuteiras.

- O que nossa pesquisa mostra é que parece haver um limite: cerca de 1.100 ou mais bolas de cabeça em um único ano, um número a partir do qual o esporte pode ser problemático - afirmou um dos autores do estudo.

A criançada que joga bola não precisa se preocupar:

- Por um lado, os cérebros das crianças estão se desenvolvendo rapidamente, e não parece que eles possam ter mais problemas por praticar o esporte do que os adultos - concluiu o pesquisador.

Por Folha Newsletter - Com informações do jornal impresso Expresso-RJ

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...