http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sábado, 31 de dezembro de 2011

Reduza o risco de câncer com comida


O câncer colorretal é o 2º que mais mata no EUA (no Brasil ocupa a 4ª posição entre os homens e a 3ª entre as mulheres). Para reduzir o risco, a Sociedade Americana de Câncer recomenda diminuir o consumo de carne vermelha e industrializada e aumentar a ingestão de frutas, hortaliças e cereais integrais. Abra espaço no cardápio também para os seguintes superalimentos (novas pesquisas indicam que são especialmente eficazes):

Leite
Tomar dois copos ou mais de leite por dia reduz em 22% o risco de câncer de cólon, de acordo com uma nova revisão de 27 estudos. Prefira o desnatado ou com 1% de gordura; essas variedades parecem trazer mais benefícios.

Peixe
Num estudo recente com mais de 1.800 adultos americanos, os que comeram muitos alimentos com alto teor de ácidos graxos ômega-3 reduziram o risco em até 39%. Pesquisadores dizem que bastam duas refeições com peixes gordurosos (como atum, salmão ou sardinha) por semana para fazer efeito. Já se comprovou que essa mesma quantidade mantém o coração saudável.

Soja
Para cada cinco gramas de soja ingeridas diariamente (cerca de um oitavo de xícara de tofu), a probabilidade de câncer colorretal cai 8%, de acordo com um estudo feito com mais de 68 mil chinesas. Outras pesquisas mostram que os esfingadienos, moléculas naturais de gordura da soja, podem ser venenosos para as células cancerosas do cólon.

Alho
Além de gostoso, é rico em antioxidantes que ajudam a impedir que se formem tumores no cólon, de acordo com duas revisões. Cinco dentes de alho cru por semana reduzem o risco em 31%, em média.

*de Janis Graham

Por Folha Newsletter - com informações da revista Reader’s Digest (seleções.com.br)

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...