http://folhanewsletter.blogspot.com.br

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Repetir o ano não é o fim do mundo



GoogleImages Filhos precisam de apoio para encarar a mesma série


O ano letivo está chegando ao fim e, para muitos pais, a possibilidade de os filhos repetirem o ano tem tirado o sono. E se realmente não há mais possibilidade de recuperação, é hora de analisar o que deu errado e definir um novo comportamento para ano seguinte.

Para os pais, a repetência pode trazer uma frustração, a sensação de que alguma coisa não está bem na família. Ou na vida do filho. E se refletiu no rendimento escolar. Outro problema é adiar o sonho ou a necessidade de encontrar um emprego.

Mas apesar da frustração dos pais, repetir o ano é muito mais complicado para os filhos. As crianças podem ser tomadas por um sentimento de vergonha e fracasso. É difícil lidar com o fato de que todos os amigos seguirão em frente no ano seguinte e ele terá que conviver com pessoas novas e rever as mesmas matérias.

Para evitar que o estudante seja tomado pelo desânimo, é preciso muita conversa. É preciso ter calma e tranquilidade para entender o que aconteceu. Evite usar palavras ofensivas e gritar. É hora de explicar que para reverter à situação será preciso muita dedicação e ele conta com seu apoio.

Durante o ano letivo, é preciso ficar muito atento ao desempenho das crianças. Se constatar que o quadro é o mesmo do ano anterior, procure a orientação pedagógica da escola e os professores para saber o que há de errado.

Por Folha Newsletter - Com informações do jornal Expresso-RJ

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...