http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como lidar com cães briguentos

Um problema difícil, complexo e perigoso de lidar é a briga entre cães. Neste artigo, daremos algumas dicas para que você consiga evitar, identificar a origem, controlar e diminuir as brigas de seu cãozinho.

Importante: independentemente das dicas aqui apresentadas, agressividade é sempre um assunto muito sério que pode colocar em risco, não só a segurança dos cães envolvidos, como também a dos donos e até terceiros... Por isso, busque sempre a ajuda de um profissional especialista em comportamento ou adestrador para te ajudar a lidar com situações desse tipo da forma mais segura possível!

O comportamento agressivo faz parte dos cães, porém fica inato e pode despertar em algumas situações. O que podemos fazer para evitar uma possibilidade de agressão futura é realizar a castração e uma excelente socialização. O cachorro e a cadela quando chegam á maturidade sexual sofrem influência hormonal e podem se tornar agressivos e briguentos com outros cães, conhecidos ou não. Por isso, fazer uma boa sociabilização com outros animais evita com que o cão fique com medo ou inseguro nesta situação. Então, deixe o cãozinho quando filhote interagir com outros cães e gatos de diferentes tamanhos, formas e atitudes.

Cachorros que brigam com qualquer outro na rua podem ser exemplos de uma sociabilização errada ou falta de sociabilização, por ficarem inseguros e com medo dessa aproximação. No caso de cães adultos, temos que acostumá-los à presença de outros cães de forma gradual, sempre respeitando o limite do animal. Por exemplo: O cão aceita a presença do outro cachorro a 2 metros, devemos respeitar essa distância recompensando e, posteriormente, aproximando-os cada vez um pouco mais, para que a associação com outros cães sejam de recompensas e acontecimentos bons.

E se o cão quer brigar sempre que outro cão passa pelo portão de sua rua? Ele está sendo agressivo para defender o território, dizendo: “Não entre na minha casa, senão vai arrumar encrenca”. Em alguns casos, porém, está situação pode gerar a chamada agressividade transferida, na qual o cachorro impedido de atacar o outro que passa na rua, acaba por atacar outro cão da própria casa. Neste caso, o proprietário pode trabalhar fazem exercícios de “limite” com o cão.

Quando outro cão passar no portão, delimite o acesso do seu cão a 5 metros do portão, impedindo com que ele tome conta da situação. Para tirar o foco para o cachorro da rua, você pode recompensar seu cão pedindo comandos.

Cães que brigam com outros em locais públicos podem ser dominantes e ter sido mal sociabilizados. Quando o briga ocorre com cães da mesma casa a origem pode ser hormonal ou falta de liderança do dono.

O dono pode controlar um cão dominante assumindo a liderança do grupo estabelecendo regras e limites. Alguns exemplos disso são:

• colocar um brinquedo ou comida que o animal adore no chão e só permita que ele pegue depois da autorização;
• limite a passagem do cachorro de um cômodo para outro;
• antes de dar qualquer coisa ao cão pedir comando a ele.

Em relação ao aparecimento das brigas em cães depois da maturidade, devido aos hormônios, o ideal para ajudar nesta situação é a castração.

Quando há mais de um cão em casa, o dono não deve esquecer que deve respeitar a hierarquia entre os cães, como na hora de fazer carinho, servir a refeição etc... e nunca inverter as posições para não gerar o estopim para uma briga.

O importante é o proprietário estabelecer claramente a liderança para os cães e trabalhar muito a sociabilização, sempre, para evitar problemas futuros e melhorar os atuais.

---

Texto: Rodrigo Caldarelli (Adestrador da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

---

A Cão Cidadão oferece consultas comportamentais e adestramento em domicílio! Acesse o site www.caocidadao.com.br e conheça mais sobre os serviços.

Dúvidas sobre seu pet?

Visite: Blog do Dr. Pet - Alexandre Rossi e Equipe Cão Cidadão

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...