http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sábado, 21 de janeiro de 2012

Fotógrafa capta imagens perturbadoras de crianças fumando

Rosto angelical emoldurado por cachos suaves - são os rostos de inocência e beleza.

Mas com cigarros entre os dedos persistente ou tubos empoleirado entre seus lábios, suas imagens são repulsivas.

Em uma tentativa de chamar a atenção a vulgaridade de fumar, a fotógrafa belga Frieke Janssens capturou imagens de crianças fumando cigarros, charutos ou cachimbos em uma coleção intitulada "A Beleza de um vício feio".


Clique para ampliar!

Foto: Frieke Janssens

A fotógrafa belga fotografou crianças fumando cigarros para focar o espectador sobre a questão do fumo em si - Em desacordo: As fotografias também proporcionam "um aceno para os aspectos menos atraentes, na linha entre a beleza e a feiúra de fumar", explicou Janssens.

As imagens mostram jovens, com idades entre quatro e nove anos, em uma seleção de roupas para adultos fumando cigarros - soltando fumaça pelo nariz etc.
Suas roupas são à moda antiga - com toques de missionários britânicos, professoras vitoriana e mafiosos 1920 - mostrando um hábito arcaico.
Janssens se inspirou depois de assistir a um vídeo de uma criança indonésia fumando cigarros, que fez manchetes em todo o mundo em 2010.

"Senti que, vendo crianças fumando, haveria um impacto surreal sobre o espectador e obrigá-los a ver a triste realidade do ato de fumar."

A fotógrafa não usa cigarros reais durante as filmagens. Em vez disso, ela contou com palitos de giz ou queijo de adereços, e usou velas e incenso para criar fumaça.
As fotografias inquietantes têm a capacidade de alertar contra o hábito insalubre, bem como advertência contra os fumantes acender um cigarro em frente de seus filhos.

"Assim, estes retratos evocam questão, tais como: a proibição de fumar é o caminho certo para se livrar de um vício absurdo e são fumantes tratados como crianças pequenas que não podem fazer a diferença entre bons e maus?"

Bem como seu próprio trabalho, Janssens, que nasceu em Bruxelas em 1980, também captura imagens para agências de publicidade em seu país de origem.

Traduzido por Folha Newsletter do jornal Daily Mail

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...