http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Temperos picantes previnem doenças

19:27 By Folha Newsletter , No comments

Foto: Reprodução
Que tal uma pitadinha de pimenta na comida, para se sentir mais disposto e ter vida longa? Conhecidas pelo cheiro forte e pelo gosto ardido, as pimentas são um saboroso tempero e também podem servir como um santo remédio para algumas doenças. Cientistas recomendam seu uso, assim como o pimentão e de outras especiarias.

Além dos seus efeitos anti-inflamatório e analgésico, uma recente pesquisa americana sugere que essas plantas ajudam a evitar o câncer. Cientistas acreditam que elas têm substâncias que reduzem o crescimento descontrolado de células, prevenindo a doença. Uma delas é a capsaicina, que deixa a pimenta ardida. E mesmo pessoas que já têm câncer poderiam se beneficiar, porque o tempero ainda permitiria uma resposta melhor do organismo ao tratamento.

Novos estudos indicam também que as pimentas reduzem o colesterol e aliviam enxaquecas. Uma boa notícia para nós, brasileiros, já que nosso país tem uma grande variedade das plantas.

Nutricionista e professora da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, do Rio Grande do Sul, Márcia Keller ensina como consumir a pimenta corretamente:

- A melhor maneira de usar o tempero é in natura, ou seja, comer a pimenta crua, junto com a refeição. É melhor começar aos poucos, consumindo as menos picantes, como as pimentas biquinho e Cambuci, para, em seguida, experimentar as mais ardidas, como é o caso da pimenta dedo-de-moça.

As pesquisas também revelam que as pimentas são ricas em carotenoides e em vitamina C, ambos com efeitos antioxidantes. E fica uma dica para os chefes de cozinha e os amantes da culinária: quando mais ardida, melhor!

por Folha Newsletter via jornal impresso Expresso-RJ

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...