http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Volta às aulas com saúde

Médico ensina como evitar que o material escolar prejudique a coluna das crianças

Foto: Reprodução

Para não colocar a saúde das crianças em risco, especialistas alertam que, ao escolher mochilas, cadernos e calçados, a vontade delas nem sempre deve prevalecer.

- Têm crianças que não usam a mochila de rodinha porque acham que é “pagar mico”. Outras, só querem tênis e sandálias de personagens de desenhos, que nem sempre são os mais adequados. O papel dos pais é decidir o que é melhor e mais seguro para a saúde dos filhos - diz Pedro Henrique Mendes, chefe do Centro de Ortopedia da Criança e do Adolescente do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into).

O uso de um calçado incorreto ou uma mochila muito pesada pode causar dores na coluna e no pescoço. E as dicas também valem para os adolescentes.

- Os jovens costumam carregar a mochila de um lado só, o que é um grande erro. O ideal é distribuir o peso e mantê-lo bem próximo ao corpo - alertou.

As mochilas devem pesar, no máximo, entre 10% e 15% do peso da criança. Para evitar a sobrecarga, escolha um único caderno. Prefira mochilas de rodinha.

O melhor a calçado para ir à escola é o tênis. Ele deve ser macio e flexível, sem apertar os pés da garotada. Salto alto, nem pensar! Este tipo de calçado só deve ser usado a partir dos 13 anos.

Na escola e em casa também é importante ensinar a criança a manter uma boa postura.

por Folha Newsletter - via jornal impresso Expresso-RJ

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...