http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Crianças sem preconceito

Adultos devem ensinar aos pequenos que isso não é legal

O preconceito, seja pela cor da pele, classe social ou opção sexual, é um assunto que sempre gera muita polêmica e discussões complicadas entre os adultos. Imagine, então, a dificuldade de se falar sobre isso com crianças. Com tantos casos acontecendo por aí, os pequenos devem logo ser convencidos de que isso não é legal.


Foto: www.gettyimages.com


Quando um caso de racismo, por exemplo, tem grande repercussão, pais e educadores não podem ficar calados. Imediatamente, eles devem defender a vítima e mostrar indignação com o que aconteceu. O papo com a criança sobre preconceito deve ser bem claro: algumas pessoas são zombadas, agredidas ou ignoradas por causa cor, por ser pobre ou homossexual, mas ninguém deve ser julgado por isso, e atitudes como essas podem acabar muito mal.

Os adultos só devem ter cuidado para não “caírem” no preconceito na frente das crianças. Não é aconselhável fazer qualquer brincadeira com relação as pessoas de diferentes raças, religião, opção sexual, deficientes ou origem social. Os pequenos podem entender errado ou, até mesmo de forma inocente, repetirem o que ouviram na rua. E aí a situação fica ruim para eles, para os pais ou professores.

PARE E PENSE
"No amor não existem porquês, nem razões, nem explicações, nem soluções" [Anaï Nin - Escritora]

FIQUE ESPERTO
"A inteligência é o único meio para a gente dominar os nossos instintos" [Sigmund Freud - Psiquiatra]

VÁ EM FRENTE
"A liberdade é a coisa mais preciosa e mais nobre que existe na alma" [John Duns Scotus - Filósofo]

Por Folha Newsletter com informações do jornal Expresso-RJ

Veja também: Quando os filhos sofrem preconceito by Blog Filadélfia.Com

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...