http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sexta-feira, 9 de março de 2012

Fungo descoberto na Amazônia pode ser solução para lixo no planeta

00:47 By Folha Newsletter No comments

O fungo se alimenta de plástico

Estudantes e professores da Universidade de Yale, nos EUA, descobriram um microorganismo, que utiliza o poliuretano para realizar sua respiração anaeróbica que pode acabar com um dos maiores problemas da Terra.
O Pestalotiopsis microspora foi achado na Floresta Amazônica e pode degradar e utilizar o plástico para realizar sua respiração anaeróbica (que não utiliza oxigênio).

Segundo o artigo publicado pelo grupo, "diversos organismos ativos foram identificados, incluindo dois isolados distintos do Pestalotiopsis microspora, que possuem a habilidade de degradar e utilizar eficientemente o PUR (plástico de poliuretano) como única fonte de carbono, quando cultivada anaerobicamente", segundo o Mashable.

O poliuretano é um dos maiores problemas do mundo quando o assunto é acúmulo de lixo. Agora, já que o fungo pode sobreviver sozinho no material em um ambiente livre de oxigênio, podemos concluir que estamos chegando perto de uma solução.

O grupo de estudantes e professores faz parte do projeto Rainforest Expedition and Laboratory. Nele, os envolvidos procuram por plantas e micro-organismos presentes dentro delas.

Fonte: olhardigital.uol.com.br

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...