http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quarta-feira, 21 de março de 2012

Por que isso? Porque aquilo?

Crianças e seus porquês: Entenda e saiba como agir quando os pequenos começam a perguntar sobre sexo


Se você é mãe, pai ou já fez parte diretamente do crescimento de uma criança, com certeza já ouviu perguntas do tipo: Como nasci? O que é sexo? Como as mulheres ficam grávidas? “Essas são algumas das perguntas mais comuns que as crenças fazem aos adultos quando entram na ‘fase dos porquês’”.

Essa é uma época com muitas dúvidas, quando as crianças começam a descobrir o mundo à sua volta. Geralmente essa fase aparece entre dois e quatro anos de idade. Para os pedagogos, é nessa etapa da vida que a criança constrói a própria identidade, passando a ter noção de sua existência e da sua capacidade.

A partir daí, entra a “fase dos porquês”, quando os pequenos procuram entender como determinadas situações acontecem ou surgem. E logo aparece o sexo como assunto, o que é normal. Muitas vezes esse tema não é falado nas famílias e as crianças começam a ter dúvidas sobre ele.

Quando esse assunto surgir, não se desespere e responda de forma curta e honesta, esclarecendo a dúvida da criança para que ela não fantasie ou pesquise com outras fontes, como os amigos da mesma idade, revistas e internet.

Outros assuntos podem surgir como curiosidade. E a curiosidade é normal nesta fase da vida. Responda de forma clara e objetiva, sem criar histórias, mentir ou entrando em detalhes.

Por Folha Newsletter com informações do jornal Expresso-RJ

Veja também: As principais dúvidas, dos pais, para falar de sexo com os filhos

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...