http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Preparando uma suculenta fraldinha com molho de vinho

16:19 By Folha Newsletter , No comments

Saiba mais sobre os cortes e propriedades da carne vermelha e aprenda uma ótima receita!


Quem não fica com água na boca só de ver a foto de uma carne como a da receita de hoje?
Com exceção dos vegetarianos e adeptos do veganismo* é difícil resistir a esta tentação.


Propriedades
A carne vermelha é muito rica em proteínas, ferro, zinco, selênio, fósforo e vitamina B. Altamente recomendada para a prevenção da anemia, aumento da resistência a inúmeras doenças e ainda no desenvolvimento infantil. Seu consumo deve ser moderado e a escolha deve ser sempre pelas menos gordurosas, prevenindo problemas de colesterol.

Conhecendo a carne
Os cortes de carne são classificados como cortes de primeira, de segunda e de terceira, sendo que os de primeira são considerados mais nobres. É importante ressaltar que ser mais nobre nem sempre significa ser a melhor. Existem pratos que devem ser preparados com cortes de segunda ou de terceira de acordo com a característica da receita.

Na hora da compra
É necessário prestar atenção em algumas características, garantindo assim um produto de boa qualidade. As carnes boas para o consumo devem ser de cor clara e sem odores fortes. Devem ter aparência bem úmida, não sendo nem muito secas e nem encharcadas. Ter a ajuda de um profissional de confiança ajuda muito. Costumo dizer que contar com um “amigo” no açougue é ótimo, pois ele sempre irá indicar os produtos que estão mais frescos.

Envie dúvidas e sugestões acessando Basicamente Simples® no Facebook.

* Pessoas que por convicções filosóficas boicotam qualquer produto, inclusive alimentos, que sejam de origem animal.


Fraldinha ao molho de vinho

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
- 1 fraldinha de 800 gramas aproximadamente
- Sal grosso moído a gosto*
- ¼ xícara de vinho tinto – opcional**
- 1 cubo de caldo de carne
- 1 xícara de salsinha picada
- 1 ½ colher (sopa) manteiga ou margarina
- 1 xícara de água

* Caso não possua um moedor de sal grosso, proceda da seguinte forma:
Bata no liquidificador duas xícaras de sal grosso até que ele fique mais fino, mas não tão fino quanto o sal refinado. Reserve e vá utilizando em substituição ao sal refinado em qualquer receita. Além de mais saudável, tendemos a utilizá-lo em menor quantidade, pois seu poder de salgamento é bem maior que o do sal refinado.

** Aproveite aquele restinho de vinho do último jantar romântico e guarde para usá-lo nesta receita. Qualquer tipo de vinho tinto pode ser utilizado, desde que não seja doce (vinho do porto). Se preferir não utilizá-lo (substitua sua porção por água) não há problema, porque o molho fica igualmente gostoso.


Modo de preparo:

- Antes mesmo de começar a manusear os ingredientes, ligue o forno e deixe pré-aquecido por no mínimo 20 minutos. A temperatura do forno é essencial para se alcançar o ponto certo de cozimento da carne.

- Coloque a carne inteira em uma assadeira compatível com o seu tamanho. Se precisar, dobre para baixo a ponta menor da fraldinha.

- Tempere com sal grosso e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, ou até que ela comece a escurecer (o tempo varia muito de forno para forno, por isso dê uma olhadinha de vez em quando).

- Retire do forno, espete com um garfo e esfregue a carne por toda a superfície da assadeira, aproveitando os resíduos do sal. Se, ao espetar o garfo, a carne soltar um caldinho, já indica que ela está começando a cozinhar por dentro e o tempo de forno restante deverá ser bem curto.

- Vire a carne e volte para o forno por mais 5 a 7 minutos aproximadamente, ou até que alcance o ponto desejado.

- Desligue o forno, retire a carne da assadeira e leve-a direto ao bico de gás do fogão, em fogo alto, até que a assadeira esteja quase toda seca com os resíduos da carne.

- Abaixe o fogo para brando e adicione o vinho (ou a água), deixando-o borbulhar por alguns segundos para o álcool evaporar. Em seguida, coloque a manteiga, o restante da água e o caldo de carne.

- Deixe ferver por uns três minutos em fogo baixo e desligue o fogo. Acrescente a salsinha.
Fatie a carne, coloque o molho por cima e sirva imediatamente.

Sugestão da chef Renata Abdalla – a salsinha pode ser substituída por qualquer outra erva de sua preferência. Dependendo da erva, a receita ganha um sabor completamente novo. Como a receita é bem versátil a carne pode ser servida com ou sem molho, harmonizando muito bem com uma infinidade de acompanhamentos como saladas, massas, farofa, arroz, batatas, vegetais crus ou cozidos.


Por Renata Abdalla, do Basicamente Simples | via br.yahoo.com

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...