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segunda-feira, 21 de maio de 2012

Antepasto de berinjela

Rica em proteínas, vitaminas, minerais e alcaloides, a berinjela é benéfica para a saúde

Antepasto de berinjela Foto: Rogério Montenegro


De fácil digestão, sabor quase neutro e textura carnuda a berinjela está presente na cultura culinária de quase todos os países do mundo, como entradas, pratos principais e acompanhamentos, sendo um dos principais alimentos indicados nas dietas de emagrecimento.

Alimento ou Remédio?
Rica em proteínas, vitaminas (A, B e C), minerais (cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio) e alcaloides (substância que atua na diminuição da pressão sanguínea), a berinjela é indicada na prevenção de arteriosclerose e auxilia o tratamento de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele.

Segundo pesquisadores ela possui ainda propriedades e efeitos benéficos no combate do colesterol, graças a presença de uma substância chamada niacina, que no intestino absorve a gordura ingerida levando à eliminação. Apesar de muitos estudos não há ainda a comprovação de resultados 100% eficazes gerando controvérsias na comunidade médica.

Na hora da compra
Escolha as berinjelas de estrutura firme, com casca escura, lisa e bem brilhante (casca amarelada indica que o fruto está velho, tendo perdido boa parte de suas propriedades nutricionais). Quando leves indicam poucas sementes e a opção depende do gosto individual.

Para a receita de hoje apresentamos a berinjela em uma versão bem italiana.


Antepasto de Berinjela (6 a 8 porções)

Ingredientes

4 berinjelas grandes cortadas em cubos de aproximadamente 5 cm
3 cebolas cortadas como barquetas (sentido longitudinal, contrário às rodelas)
1 pimentão vermelho sem sementes cortados em quadrados de 3cm
1 pimentão verde sementes cortados em quadrados de 3cm
3 tomates cortados como barquetas
1 xícara de chá de nozes quebradas grosseiramente
1 xícara de chá de uvas-passas brancas (se quiser)
Sal e Pimenta-do-reino a gosto
Vinagre branco a gosto
Azeite a gosto

Modo de Preparo

Acomode numa assadeira, camadas na seguinte ordem: berinjela, cebola, pimentão, tomate, nozes e uva-passa. Regue com vinagre e azeite a gosto sem encharcar. Coloque sal e pimenta também a gosto. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido em 240 graus por aproximadamente 30 minutos.
Retire do forno, tire o papel alumínio e dê uma revolvida misturando todos os ingredientes. Regue com mais um pouco de vinagre e depois azeite. Cubra novamente com papel alumínio e volte para o forno por mais 20 minutos aproximadamente ou até que os pimentões e as cebolas estejam macios, porém firmes.
Retire do forno e deixe esfriar completamente, mantendo em geladeira.
Retire da geladeira 15 minutos antes se servir para que esteja em temperatura ambiente.
Sirva com pão italiano ou o pão de sua preferência.

Sugestão da chef Renata Abdalla: Se preferir servir esta receita como salada, escolha algumas folhas verdes de sabor suave (alfaces no geral) para compor o prato, pois, apesar de a berinjela ter sabor neutro, a receita conta com outros ingredientes fortes como cebola, pimentão e uva passa, que poderão conflitar com folhas de sabores mais fortes. É provável ainda que não haja necessidade de temperar as folhas devido a intensidade de sabor da berinjela.

Por Renata Abdala, do Basicamente Simples | Yahoo! Brasil

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