http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Morre aos 96 anos o inventor do controle remoto

14:36 By Folha Newsletter No comments

Eugene Polley criou em 1955 um dispositivo que usava impulsos de luz na TV


Reprodução

O inventor do controle remoto de televisão, Eugene Polley, morreu aos 96 anos, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, de causas naturais, informou nesta terça-feira a empresa para qual ele trabalhava.

Polley criou em 1955 o "Flash Matic", dispositivo que utilizava impulsos de luz e sensores nos aparelhos de televisão para mudar de canal ou apagar a tela e "cortar os longos anúncios", dizia um dos anúncios da época.

Os sensores nas televisões na época podiam confundir estímulos e muitas vezes os canais mudavam involuntariamente em dias de sol.

O primitivo controle remoto, que progressivamente foi substituído por dispositivos que utilizavam ondas infravermelhas, fixou as bases do sedentarismo em frente à televisão, das disputas familiares, das mudanças de canal durante os intervalos e das brigas pela audiência.


Foto: www.cbc.ca/news

Zenith, a empresa onde Polley trabalhou, disse que o inventor morreu de causas naturais na cidade de Downers Grove, em Illinois, após 47 anos de carreira como engenheiro, período em que foi pioneiro em tecnologias de rádio, televisão e o precursor do que agora é o DVD.

Polley, ao lado de Robert Adler, outro dos inventores do controle remoto, recebeu um prêmio Emmy em 1997 por ser o "pioneiro no desenvolvimento" do dispositivo.

Biogfrafia
Eugene J. Polley (Chicago, 29 de novembro de 1915 - Downers Grove, 21 de maio de 2012) foi um engenheiro americano conhecido por inventar o Flash-Matic, um esboço do controle remoto para televisores. Robert Adler deu continuidade a invenção de Polley criando uma nova geração de controles remotos, de maior precisão. Em 1997 recebeu o prêmio Emmy da National Academy of Television Arts and Sciences. Polley era dono de 18 patentes por causa desta invenção e trabalhou durante alguns anos para a Zenith Electronics. Durante a Segunda Guerra Mundial, se dedicou a desenvolver radares militares. (Wikipédia)

Fonte: EFE | Via R7.Com

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...