http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Videogame é usado para tratar vítimas de AVC

15:23 By Folha Newsletter , , No comments

Já sabemos que videogames não são somente aparelhos de entretenimento, mas em muitos casos, são verdadeiras ferramentas narrativas e chegam ao ponto de ajudar crianças e adultos com doenças, físicas psicológicas.


Uma dessas aplicações foi iniciada por especialistas da inglesa Newcastle University, que utilizam videogames no tratamento de pacientes que se recuperam de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em conjunto com a Limbs Alive, os pesquisadores criaram um jogo que ajuda pacientes a novamente mapearam e reaprenderem os movimentos do corpo, principalmente dos braços.

A iniciativa recebeu 1.5 milhão de libras do Fundo do Reino Unido Desafio Inovação em Saúde. O primeiro jogo criado especialmente para tratar pacientes de AVC é Circus Challenge, de Wii. No título, o jogador encarna diversos profissionais do circo, e devem realizar tarefas que se tornam mais difíceis aos poucos, como malabarismo, acertar tortas na cara de palhaços e domar leões.

A escala de dificuldade dos exercícios é pensada justamente para que os pacientes se esforcem cada vez mais, e os movimentos sejam reaprendidos aos poucos. A diversão envolvida no jogo é um fator determinante para incentivar os pacientes na jornada.

"Os exercícios que eu fazia normalmente eram maçantes, embora necessários, mas com esse jogo é algo diferente, me encorajando a continuar com minha terapia," contou Danny Mann, que sofreu um AVC ano passado.

A idéia da Limbs Alive é ampliar ainda mais o alcance do jogo, e apesar de encarar os detectores de movimento dos consoles modernos como muitíssimo importantes, a idéia da empresa é criar versões do jogo para tablets, PCs e outros dispositivos, para que os pacientes mais avançados possam treinar em casa e receberem a ajuda de terapeutas.



Por Filipe Siqueira | Game World

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...