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sábado, 16 de junho de 2012

Chega de tanto cansaço!

Há motivos silenciosos para o desânimo: falta de ferro, sono e hipotireoidismo


Dormir menos de 8 horas por dia pode provocar desânimo (Reprodução)


Cansaço frequente pode ser sinal de que algo não vai bem com a saúde... Por isso, é preciso se ligar, primeiramente, no que você come, nas suas horas de sono, no funcionamento da tireoide e na quantidade de vitamina D no seu corpo.

Segundo médicos, o desânimo que ataca muitas mulheres pode ter ligação com hipotireoidismo, uma alteração na tireoide que faz o organismo funcionar mais devagar.

Quando estiver bem desanimada, com cabelos e unhas enfraquecidos, procure examinar a sua glândula, que fica no pescoço. Um exame médico ajuda a identificar o problema.

Para ter mais energia, especialistas orientam a comer alimentos que contenham ferro para evitar anemia. Consumir frutas cítricas junto facilita o aproveitamento do ferro pelo organismo.

Outra recomendação é aumentar a ingestão de cálcio e vitamina D. No entanto, não adianta se forrar de cálcio se seu corpo estiver com falta de vitamina D. Sem ela, o cálcio não fixa nos ossos, o que pode provocar uma osteoporose. A vitamina ajuda no tratamento de doenças reumáticas, diabetes e alguns tipos de câncer.


Causas

• Falta de vitamina
• Deficiência de ferro (anemia)
• Hipotireoidismo
• Sono inadequado
• Depressão
• Excesso de tarefas ou atividades indesejadas
• Uso de alguns remédios e alterações hormonais, como a menopausa e a andropausa


Como prevenir

• Durma de 6 a 8 horas
• Beba bastante água
• Coma carne vermelha pelo menos uma vez por semana e três porções por dia de leite e
derivados
• Tome sol por 15 minutos no inicio e no fim da tarde para facilitar a ação da vitamina D
• Revise suas tarefas e veja o que é prioridade

Do jornal Expresso-RJ

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