http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sábado, 28 de julho de 2012

Conheça o gigante rato de Gâmbia

No último domingo, aconteceu uma coisa bizarra em Nova York (EUA). Uma fotógrafa amadora registrou imagens da carcaça de um bicho morto que tinha aparentemente "dedos humanos" e ninguém soube dizer o que era.


BuzzFeed


Mesmo as autoridades locais, que — verdade seja dita — não se esforçaram muito neste sentido, disseram que o bicho era um porco. A informação foi desmentida por um jornal britânico e, a partir daí, todo mundo começou a dar um pitaco sobre o assunto.

Confira a matéria: Criatura sinistra confunde novaiorquinos

A pergunta que todo mundo se fazia era a seguinte: que bicho monstruoso é esse?

Foi da Flórida, no entanto, que a resposta surgiu: trata-se de um rato gigante de Gâmbia.

Como é que eles sabem disso? Simples: a Flórida foi obrigada a conviver com uma infestação destes ratos colossais, que são maiores que muitos gatos, na virada do milênio porque um colecionador de animais exóticos libertou oito espécimes por lá. Então tratei de pesquisar sobre esse tal rato. Confira!



Reuters


O rato gigante de Gâmbia ( Cricetomys gambianus ), também conhecido como o rato gigante Africano pouched, é um rato noturno . Está entre as maiores do mundo, com cerca de 90 cm de comprimento da cabeça até a ponta da cauda.

O rato de Gâmbia possui uma visão muito ruim tornando-se depende dos seus outros sentidos como olfato e audição . Seu nome vem dos grandes, hamster - mas não é um deles. Faz parte de um ramo exclusivamente Africano de roedores muroid . Ele normalmente pesa entre 1 e 1,4 kg. Na África natal, vive em colônias de até 20, geralmente em florestas e matas, mas também comumente em cupins montes. É onívoro , alimenta-se de vegetais, insetos, caranguejos, caracóis e outros itens, mas, aparentemente prefere frutas e amêndoas de palma.


FlickR de killkudzu (Licença Creative Commons)


Ao contrário dos ratos domésticos , tem bochechas como as de um hamster. Essas bochechas lhe permitem recolher vários quilos de nozes por noite para o armazenamento subterrâneo. A toca consiste de uma longa passagem com ruas laterais e várias câmaras, uma para dormir e os outros para o armazenamento. O rato da Gâmbia atinge a maturidade sexual em 5-7 meses de idade. Gerado até seis filhotes em cada ninhada. Os machos são territoriais e tendem a ser agressivos quando se deparam com outros.

Na África, são consumidos como carne de caça.

Traduzido por Folha Newsletter e mais algumas informações do R7.Com

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...