http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sábado, 21 de julho de 2012

Conheça o maravilhoso trabalho dos Doutores da Alegria

Doutores da Alegria é uma Organização da sociedade civil que tem como missão promover a experiência da alegria na adversidade, por meio da arte do palhaço.



Um grupo mobilizado, a partir da sociedade civil que integra, para levar humor, arte profissionalizada, acervo de conhecimentos e muita alegria para crianças internadas em hospitais, bem como aos seus familiares e às equipes de saúde. Esta organização conta também com um centro de estudos e uma eficaz gestão e obtenção de recursos.

Organização não Governamental que não visa a captação de lucros, mas sim levar conforto e pílulas de felicidade ao público infantil enfermo. Seus integrantes têm como meta incentivar vivências divertidas para que esta camada da sociedade possa, mesmo a partir do desequilíbrio orgânico, instaurar em suas vidas uma interação salutar com as outras pessoas.

Reconhecida em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora, a ONG mantém, desde a sua fundação, sua atividade original: as visitas periódicas dos palhaços besteirologistas às crianças hospitalizadas, que também envolvem pais e profissionais da saúde, em São Paulo, Belo Horizonte e Recife. A partir do conhecimento gerado no hospital, uma série de outras iniciativas ampliou de forma considerável a sua missão.



A este respeito, o fundador da ONG, Wellington Nogueira, costuma afirmar que “por todas as questões sociais e ambientais que permeiam a sociedade moderna, é difícil delimitar onde exatamente começa e termina o hospital - afinal, o mundo está sempre em estado de alerta”. Uma das iniciativas é a Escola, que hoje abrange o núcleo de pesquisas dedicado à linguagem do palhaço, fonte de conhecimento e aprendizado constante para os 45 profissionais de seu elenco – e o núcleo de formação, com projetos e cursos direcionados a jovens, artistas profissionais e interessados em descobrir ou aprimorar a arte do palhaço. Vale destacar o Programa de Formação para Jovens (PFPJ), que já formou cerca de 200 jovens artistas para o mercado de trabalho desde seu início, em 2004.

Também dedicam atenção a um programa de articulação chamado “Palhaços em Rede”, que conta com mais de 560 grupos cadastrados, cujo objetivo é compartilhar a experiência dos Doutores, tanto artística quanto administrativa, junto a artistas e grupos que atuam de forma semelhante em todo país. E fomentam a produção artística no Rio de Janeiro, por meio do projeto Plateias Hospitalares, que desde 2009 já levou mais de 160 apresentações artísticas a oito hospitais da rede pública no Estado do Rio de Janeiro, atingindo mais de 20 mil pessoas.


Midnight Clowns


Falar em Doutores da Alegria também é falar de uma intensa produção artística, que compartilha com a sociedade o resultado dos encontros com as crianças, pais, médicos e funcionários dos hospitais. Uma produção que vai desde os Blocos Miolo e Miolinho Mole, que agitam as ruas do Recife no Carnaval, até espetáculos teatrais referendados pela crítica e que caíram nas graças do público, como “Senhor Dodói”, “Rodas Besteirológicas” e “Midnight Clowns”.

Mantida por doações de pessoas físicas e empresas há 21 anos, a ONG tem posição consolidada no terceiro setor. Possui os certificados de utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal, além de ser referendada por reconhecimentos importantes, como o Prêmio Criança da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, a inclusão na lista das 100 melhores práticas globais da divisão Habitat da Organização das Nações Unidas em três oportunidades e o Prêmio Cultura e Saúde, concedido em junho de 2009 pelo Programa Cultura Viva, iniciativa conjunta do Ministérios da Cultura e Ministério da Saúde.

Conheça mais a ONG e veja como fazer parte dessa maravilhosa organização acessando www.doutoresdaalegria.org.br | facebook.com/doutores

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...