http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sábado, 28 de julho de 2012

Saiba como conservar farinha, grãos e outros alimentos secos

Ter cuidado na hora de guardar alimentos secos previne contaminação por bactérias. Mesmo que o alimento esteja cheirando bem, já pode estar estragado!


Foto: Emmanuel Buchot


Todos nós sabemos que alimentos devem ser bem conservados para evitar contaminação por bactérias, que podem provocar doenças. Mas os cuidados não incluem apenas aqueles guardados na geladeira. É preciso também ficar atento com produtos secos, como farinha, feijão e café.

Segundo especialistas, é preciso ficar de olho na validade e colocar os alimentos em embalagens adequadas. A vasilha com grãos e farinha até podem ficar na geladeira, para preservar o aroma, mas deve permanecer bem fechado. As dicas servem também para os cereais, frutos secos, castanhas, amendoim e temperos. E atenção: mesmo que o alimento cheire bem, já pode estar estragado!

Especialistas aconselham a manter a embalagem original do produto e não misturar alimentos novos com antigos. Se encontrar bichinhos, tipo caruncho, no feijão, jogue fora os grãos ruins e aproveite os que estão bons.

Um dos tipos de bactérias que costuma atingir os alimentos é conhecido como Escherichia Coli, encontrada em fezes. Suas principais manifestações no corpo são diarreia e vômito. Em alguns casos, principalmente entre crianças menores de 1 ano, a diarreia pode durar semanas ou meses, mesmo após sumirem os sintomas. Por isso, para evitar a doença, boas práticas de higiene são importantes!

Do jornal impresso Expresso-RJ

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...