http://folhanewsletter.blogspot.com.br

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Evite dores nas articulações

Mudanças simples no dia a dia ajudam evitar inflamações como a Bursite e Tendinite


Reprodução

Atividades simples, que fazem parte do dia a dia, como torcer um pano, levantar objetos, digitar ou até mesmo usar o celular podem causar bursite e tendinite. Essas complicações, no entanto, podem ser evitadas com pequenas atitudes. Pausas durante a prática de movimentos repetitivos, por exemplo, ajudam a evitar esses problemas.

O importante é movimentar-se de maneira correta e saudável. Beber muito líquido ajuda a preservar as articulações. Da mesma forma, aquecer os músculos e fortalece-los com exercícios físicos também fazem a diferença.

A bursite é uma inflamação nas bursas, as “bolsinhas” que protegem não só extremidades ósseas dos ombros, mas também de outras partes do corpo como cotovelos, joelhos e quadris.

Uma situação comum na hora das compras, sobrecarregar o ombro com peso pode inflamar a articulação, o que pode causar tanto bursite como a tendinite, que afeta os tendões, estruturas que ligam os músculos aos ossos.

As dores das duas inflamações são parecidas e uma pode causar a outra. São mais frequentes nas mulheres de meia idade e em pessoas que repetem sempre os mesmos movimentos. Mas é importante saber que ambas têm tratamento e cura. E isso nada tem a ver com massagem, que pode até piorar a inflamação.

Mas como evitar futuros problemas? Se for possível, evite carregar muito peso, o ideal é optar por sacolas com alças mais largas. Com isso, o peso é melhor distribuído e há menos esforço nas estruturas ósseas. Outra recomendação é não carregar tudo nas mãos. A lógica se mantém e a melhor opção é distribuir o peso pelos braços.

Se a sacola estiver gasta e a alça afinando, uma boa dica é passar a ferro a alça. Assim, ela ficará mais larga. No caso das mochilas, o correto é usar as duas alças e não apoiá-las em um só ombro.

Não vale brincar nessas situações. Caso a pessoa sinta dor nas articulações, o melhor é procurar um médico.

Por Folha Newsletter | Via jornal impresso Expresso-RJ

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...