http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MEC vai selecionar professores para todo o Brasil

22:05 By Folha Newsletter No comments

Concursos serão unificados em 2013

O ministro da Educação Aloizio Mercadante, afirmou que os interessados em serem professores da rede pública serão avaliados por meio de um exame único a partir de setembro de 2013. A Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente tem objetivo de unificar os processos seletivos em todo o país. Municípios e estados que aderirem ao exame vão selecionar os profissionais a partir do banco de classificados e não terão mais necessidade de promover novos concursos.

Inicialmente serão avaliados professores da educação infantil e do Ensino Fundamental. “Uma governadora de um estado do Nordeste me disse que fez um concurso para selecionar 3,5 mil professores, mas, em algumas disciplinas, como Física e Matemática, nenhum foi selecionado. Nós vamos tentar ajudar esse quadro em rede nacional”, disse Mercadante.

O MEC estima que os resultados sejam aproveitados principalmente pelos municípios menores, que têm dificuldades técnicas e financeiras para realizar concursos.

Sindicalista critica processo

Para Susana Gutierrez, professora da rede municipal e coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe/RJ), o real problema dos municípios menores é a falta de investimento em educação. “Se todos os municípios aplicassem 25% das verbas para educação, não haveria dificuldades na realização de concursos. Essa padronização não ajuda os professores e ainda desrespeita a autonomia pedagógica”, dispara.

Via jornal impresso Meia Hora-RJ

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...