http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Mal-estar após as refeições pode estar relacionado a pedra na vesícula

18:04 By Folha Newsletter No comments


Pedra na vesícula é um problema que atinge 10% da população. Pessoas que comem muita gordura fumam e usam anticoncepcionais têm chances maiores de ter esse incômodo. O ideal é realizar frequentemente o exame de ultrassom para diagnosticar e tratar, caso haja alguma mudança.

Na maioria dos casos, as pessoas com pedra na vesícula não têm sintomas. Mas sentir mal-estar, enjoo, náuseas e dor de cabeça após ingerir gordura pode ser um sinal. Mulheres no período fértil, com excesso de peso e por volta dos 40 anos são as que mais sofrem desse problema. Colesterol alto, obesidade, diabetes e casos na família são fatores de risco que podem favorecer o surgimento das pedras.

A vesícula biliar é um órgão presente no organismo humano em forma de pêra. Armazena até 50ml de bile, que é utilizada no sistema digestivo, não sendo responsável por sua produção.

A vesícula biliar armazena bile, que é lançada quando a comida contendo gordura entra no trato digestivo, estimulando a secreção de colecistoquinina (CCK). A bile emulsifica gorduras e neutraliza ácidos na comida parcialmente digerida.
Depois de ser armazenada na vesícula biliar, a bile se torna mais concentrada do que quando saiu do fígado, aumentando sua potência e intensificando seu efeito nas gorduras. A maior parte da digestão ocorre no duodeno.

As doenças mais comuns da vesícula biliar são a colelitíase e a colecistite. Muito raro, o cancro de vesícula biliar possui um prognóstico ruim.

Adaptado por Folha Newsletter do jornal impresso Expresso-RJ

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...