http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Os benefícios do ensino a distância

17:17 By Folha Newsletter , No comments


Cada vez mais pessoas estão aderindo a educação a distância. Prova disso é o crescimento constante da modalidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, diversas universidades renomadas estão aderindo a este tipo de educação. Em maio, a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) firmaram parceria para oferecer versões online de seus cursos presenciais. No Brasil, segundo dados do relatório “Manual do Ensino à Distância no Brasil”, feito pela HSBC Global Research, cerca de 12% dos alunos matriculados em um curso particular de ensino superior eram do ensino a distância.

A expectativa é que até 2022 cerca de 1,2 milhão de pessoas estejam matriculadas em cursos privados de ensino a distância, o que vai corresponder a 16% do total de matrículas no mercado, com crescimento médio anual de 3,8% até lá. Segundo especialistas do HSBC Global Research, o potencial de crescimento se dá por causa da conveniência e custo mais baixo comparado aos cursos tradicionais. O avanço nas tecnologias da área, com chats ao vivo, produção audiovisual e softwares para provas e exames, por exemplo, também colabora para a disseminação desses cursos e para maior aceitação deles.


Conheça alguns dos benefícios da educação a distância:

- Superação de barreiras geográficas e redução de custos com transportes
- Flexibilidade de tempo
- Atualização constante de conteúdos
- Mensalidades relativamente menores
- Suporte eletrônico e pedagógico com profissionais qualificados


Veja algumas instituições de educação a distância

O ensino a distância da Estácio oferece aulas teletransmitidas, diretamente dos estúdios do Rio de Janeiro para todos os polos da Estácio e online (que oferecem o conteúdo via internet). Nos dois casos, o aluno conta com flexibilidade e comodidade para acessar os conteúdos e as aulas.

O aluno pode, a qualquer instante, interagir com os professores e tirar suas dúvidas na Sala de Aula Virtual.

No ensino a distância, o aluno nunca perde uma aula. Todas ficam disponíveis na internet. Assim, o aluno assiste onde, quando e quantas vezes quiser. Além disso, ficam à sua disposição na Sala de Aula Virtual todos os exercícios, materiais didáticos, temas relacionados nos fóruns de discussão e arquivos em PDF para download.

A presença dos alunos é controlada por meio de exercícios realizados, pela participação nos fóruns e outras atividades na internet, e as provas são realizadas presencialmente em um dos polos de educação a distância da Estácio pelo Brasil. Acesse o portal.estacio.br

O Curso A Distancia Livre pode ser freqüentando através da Faculdade Livre. A Faculdade livre oferece diversos cursos incluindo cursos de administração, direito, educação física, engenharia, enfermagens, filosofia, idiomas, geografia, medicina, nutrição, odontologia, veterinária, química, psicologia e muitas outras áreas. Para quem desejar ver a lista completa dos cursos e conhecer um pouco mais sobre o curso a distancia oferecido pela faculdade Livre, podem contar com as informações que são oferecidas no site, no endereço: www.faculdadelivre.com.br.

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é uma entidade voltada para o ensino profissionalizante, investindo em novas tecnologias para tornar a autoaprendizagem da educação a distância mais completa. A didática dos cursos gratuitos a distância do Senac é conceituada, permite a atualização, especialização ou aperfeiçoamento de diversos profissionais. Entre as áreas representadas pelos cursos, estão: Administração e Negócios, Beleza, Gestão Executiva, Computação Gráfica e Comunicação Social. Para conhecer melhor o que a educação à distância Senac tem a oferecer, acesse o site www.sp.senac.br.

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) também investe numa variedade de cursos livres, procurando valorizar as áreas de Administração, Direito e Economia. Com uma moderna plataforma online, os estudos podem ser efetuados através dos recursos didáticos. Banking, Direito, Economia, Estratégia, Marketing e Tecnologia são algumas das opções de cursos livres FGV.

Longe de se limitar a cursos livres de complementação, a Fundação Getúlio Vargas também investe em cursos online gratuitos, graças a sua parceria com o OCWC (Open Course Ware Consortium), um consórcio que permite o livre acesso aos materiais didáticos na internet e garante certificado aos alunos que fazem as avaliações. Acesse FGV Online!.

Cursos Online: Cursos 24hs | Brava Cursos

Adaptado por Folha Newsletter do br.educacao.yahoo.net

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...