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quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Alimentos aliados do intestino e da boa forma

17:30 By Folha Newsletter No comments

Alimentos anti-inflamatórios que deixam o intestino saudável e facilitam a perda de peso


Reprodução

Que tal colocar no prato alguns alimentos anti-inflamatórios, que deixam seu intestino mais saudável, favorecem no funcionamento do organismo e facilitam no processo da perda de peso (além de deixar a cintura fininha)? A lista é do livro "Dieta Seca Barriga", da editora Abril.

Probióticos - Os microorganismos originados da fermentação do leite auxiliam no controle da obesidade, fortalecem o sistema imunológico e protegem contra o câncer de cólon. Consumir diariamente iogurte e leite fermentados (se não houver nenhuma alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose) ajuda a prevenir gases e prisão de ventre, além de melhorar a absorção de vitaminas e minerais. Veja também: Mais probióticos no seu prato

Semente de abóbora - Essa semente contém cucurbitacina, princípio ativo que funciona como vermífugo natural. A semente de abóbora ainda previne e trata a constipação e afasta as doenças intestinais.

* De que forma elas são consumidas? O primeiro passo é lavar bem as sementes, com a ajuda do coador, depois desidrate levando ao forno, que deve estar bem quente por quase 30 minutos. Guarde tudo num pote no congelador. Quando tiver acumulado bastante sementes, é só triturar. Depois de triturada, a mistura fica com uma consistência semelhante ao do farelo de aveia e pode ser usada pronta em cima de saladas, frutas, e sucos, sem alterar o seu sabor. A farinha que deve ser mantida na geladeira, também pode ser usada em pratos do dia-a-dia.

Melancia e melão - Esses alimentos também têm a cucurbitacina e garantem que os vermes passem longe do intestino. Eles ainda contém muitas fibras, minerais e vitaminas. O melão tem muito potássio (que ajuda a eliminar o sal), já a melancia é composta de 95% de água e lava o aparelho digestório.

Suplemento de glutamina - Esse aminoácido pode ser encontrado em alimentos de origem animal, mas a suplementação pode ajudar a recuperar a integridade da mucosa intestinal após inflamações causadas pela alergia e intolerância alimentar.

Chá de limão ou abacaxi - Beber um copo de 200 ml dessas frutas facilita a digestão. Sem açúcar, por favor!

Carnes cozidas - Prefira as proteínas de fácil absorção, como a carne dos peixes e do frango.

Farinha de banana verde - Essa farinha, desenvolvida por pesquisadores em nutrição, tem amido resistente, que não é absorvida nem digerida ao passar pelo intestino delgado. Isso resulta em substâncias benéficas, capazes de favorecer a digestão e proteger contras doenças intestinais. A banana verde ainda contém mais nutrientes do que a madura. Veja também: O poder nutritivo da banana verde

Evite os alérgenos - Quem tem alergia à lactose, deve evitar o leite e o feijão (pode consumir o caldo). Produtos industrializados que contém glúten, proteína presente no trigo, centeio, cevada, aveia e malte, também devem ser ingeridos em menor quantidade. É melhor evitar os doces também.

Suco verde - Se você deseja eliminar a prisão de ventre, melhorar a digestão, combater o envelhecimento precoce e de quebra perder peso, o suco verde é ótimo para o seu caso. Esses sucos são ricos em vitaminas, nutrientes e minerais: aminoácidos, oligoelementos, fitoquímicos e principalmente enzimas. Alguns deles possuem ação antioxidante que melhora a qualidade sanguínea e ajustam o metabolismo, proporcionando uma sensação de bem-estar. É preciso tomar todos os dias. Clique aqui para ver cinco receitas de suco verde. Veja também: Receitas com suco verde

Orgânicos - Esses alimentos são produzidos sem os pesticidas convencionais, muito menos fertilizantes químicos e estão livres de contaminação de dejetos humanos e industriais. Dessa forma, você fica livre das toxinas que prejudicam o funcionamentos do intestino e levam doenças ao seu corpo.

Óleo de coco - O óleo de coco é fonte de ácido caprílico, poderoso antifúngico e que ajuda a regular a função intestinal nos casos de diarreia e prisão de ventre. Usde o produto diariamente e reduza a quantidade de bactérias nocivas e aumente a população das boas bactérias.

Sementes de linhaça, girassol e gergelim - Todas são ricas em vitaminas E, zinco e cálcio, sem contar que contém gorduras saudáveis e fitoesterois, que combatem no mau colesterol. Essas sementes também auxiliam na eliminação de toxinas e facilitam o bom funcionamento do intestino por ter boa quantidade de fibras.

Frutas oleaginosas - Soja, castanha, milho, avelã e amêndoas ajudam no controle do colesterol e açúcar, fortalecem o sistema imunológico e previnem contra graves doenças, como câncer e Alzheimer. E o melhor: sem fazer você torcer o nariz! Veja também: Os benefícios das frutas oleaginosas

Casca das frutas - A casca das frutas é rica em água e em fruto-oligossacarídeos, uma substância que age como fibras. Veja também: Cascas e talos, altas doses de nutrientes

Adaptado por Folha Newsletter do br.mulher.yahoo.com

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