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Conheça os benefícios de frutas, legumes e verduras

Postado por Folha Newsletter , quinta-feira, 4 de outubro de 2012 | 17:32

Alcachofra: tem ação diurética e ajuda na digestão. Rica em fibras e potássio, evita cãibras. Foto: Getty Images

Rabanete: contém enxofre, cálcio, fósforo e ferro. Atua como expectorante e estimulante da digestão.

Espinafre: cheio de ferro, fósforo e cálcio, contém vitamina A e é muito indicado para combater a anemia.

Alho: tem efeito antibiótico, ajudando o corpo a combater infecções.

Erva-doce: contém cálcio, fósforo e niacina, uma das vitaminas do complexo B. A atua como digestivo, evitando gases e cólicas. Foto: Getty Images

Chicória: ela contém fibras e enzimas que fazem bem ao estômago e ao intestino.

Brócolis: rico em fibras e vitamina C, ele ajuda na prevenção de diversos cânceres, especialmente os de pulmão e próstata.

Cebola: rica em flavonoides, tem propriedades anti-inflamatórias.

Couve-flor: as fibras contidas nesse vegetal aumentam a sensação de saciedade. Também é rica em vitamina C e flavonoides.

Couve-de-bruxelas: é rica em potássio e magnésio. Contem sulforafano, substância que ajuda a combater a hipertensão.

Cebolinha: rica em flavonoides (um tipo de antioxidante) ela ajuda a combater inflamações e também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Aspargo: pobre em calorias e rico em fibras, é fonte de minerais como cálcio e vitaminas do complexo B.

Alho poró: contém potássio, magnésio e vitaminas A e C, que ajudam a combater gripes e resfriados.

Tomate: contém altas doses de licopeno, uma substância que protege do câncer de próstata.

Pimentão amarelo: rico em vitamina C, tem propriedades antioxidantes e quantidades consideráveis de potássio, sódio, cálcio e fósforo.

Pepino japonês: rico em enxofre, cálcio e potássio, tem poucas calorias e ajuda a hidratar o corpo.

Inhame: além de ser um potente anti-inflamatório, ele ajuda a eliminar toxinas do organismo e é rico em betacaroteno.

Fava: além de ser uma fonte de proteína vegetal, contém vitaminas do complexo B e minerais como potássio, magnésio, zinco e cálcio. Foto: Getty Images

Ervilha torta: rica em vitamina B1, ajuda a dormir bem e além disso contribui para aliviar a prisão de ventre, pois contém fibras.

Cenoura: rica em betacaroteno, também contém minerais como cálcio, ferro e potássio, e vitaminas B, C e D.

Beterraba: rica em antioxidantes, contém boas doses de ferro, o que ajuda a combater a anemia.

Berinjela: rica em cobre, folato, magnésio e fibras, ela ajuda a combater o colesterol alto. Veja também: Os benefícios da farinha de berinjela

Cogumelos: contêm proteínas, ácido fólico, fósforo e vitaminas do complexo B. Foto: Getty Images

Batata doce: cheia de betacaroteno, ela aporta grande quantidade de vitamina A, que protege as células do envelhecimento.

Abobrinha: ajuda no funcionamento do intestino (rica em fibras), contém tiamina (vitamina B1) e magnésio.

Abóbora japonesa: contém altas doses de betacaroteno, um precursor da vitamina A. Ajuda a combater a oxidação das células e atua contra o envelhecimento.

Tangerina: fonte de magnésio, que participa da formação óssea, ela também é rica em vitaminas A e C.

Nêspera: contém alto teor de vitamina C e com isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Foto: Getty Images

Manga: boa fonte de betacaroteno, é rica em vitaminas do complexo B e cobre.

Mamão: contém papaína, uma enzima que facilita a digestão e protege o estômago.

Maçã: ajuda a combater o colesterol alto e é a variedade dessa fruta mais rica em antioxidantes.

Lima-da-pérsia: rica em vitamina C e fibras solúveis, ela fortalece o organismo e combate a prisão de ventre. Foto: Getty Images

Laranja: contém fibras, vitamina C, pectina e antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias.

Jabuticaba: é rica em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. Também é pouco calórica (100g da fruta têm apenas 45 calorias).

Coco verde: a água da fruta verde tem vitamina C e elevado teor de cálcio, ferro e magnésio. A carne, molinha e adocicada, fornece boas doses de açúcar, gordura e fibras. Veja também: O poder nutricional da farinha de coco

Banana: fonte de fibras solúveis e vitamina C, ela é rica em potássio e com isso ajuda a combater cãibras. Veja também: Os benefícios e o poder nutritivo da banana verde

Caju: ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico porque é rico em selênio e compostos fenólicos.

Acerola: essa frutinha é lotada de vitamina C e com isso ajuda a proteger o corpo de inflamações e até mesmo do câncer.

Abacaxi: rico em fibras, ele é levemente diurético (ajuda a eliminar líquidos) e contém bromelina, enzima que ajuda a quebrar as proteínas.

Fonte: saude.ig.com.br

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