http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cuidado com o câncer de pele

sinais pelo corpo podem indicar câncer de pele

Pintas pelo corpo podem ser até charmosas, mas é preciso ficar alerta! Fazer autoexame e observar os sinais de risco nas pintas ajuda a prevenir o câncer de pele. A doença é provocada pelo sol e pode ser evitada. Se for identificada logo, o paciente terá chance de 100% de cura.


Reprodução

Além disso, existem alguns fatores de risco como histórico familiar de câncer de pele e muitas pintas pelo corpo e vermelhidão por causa da exposição ao sol. Quanto mais fatores de risco, mais chances de desenvolver a doença.

Pintas planas são mais preocupantes que as baixas. Perceba se há mutações, como crescimento, sangramento e descamação, que podem evoluir para um câncer de pele.

Quem tem muitas pintas tem mais dificuldades para identificar problemas. A boa é um acompanhamento médico. Esse serviço é oferecido pelo SUS em alguns hospitais. Mesmo pessoas com poucas pintas devem procurar um especialista caso tenha alguma dúvida sobre os sinais de risco.

Manchas brancas ou com a cor parecida com a do café com leite não costumam ser preocupantes, assim como as pintas em alto relevo. Confira outras dicas no quadro.


FAÇA O AUTOEXAME

• Com a ajuda de um espelho, examine a frente e as costas do corpo. Depois, levante os braços e olhe o lado direito e esquerdo. Examine também a nuca, levantando o cabelo, para uma visão minuciosa.

• Olhe a parte de trás das coxas, o calcanhar e os espaços entre os dedos e sola dos pés.

• Dobre os cotovelos e olhe a parte interna do braço e também a palma da mão.


SE LIGA NA PINTA

• Assimetria: quando uma metade não se parece com a outra.

• Borda irregular: quando a borda é recortada ou com fraca definição.

• Cor variada: quando a cor muda de uma área para outra ou sombras de marrom, preto e às vezes branco, vermelho ou azul.

• Diâmetro: se a pinta é mais larga do que o fundo de um lápis.

• Evolução: quando a pinta está crescendo, coçando ou sangrando.


Via jornal impresso Expresso-RJ

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...