http://folhanewsletter.blogspot.com.br

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Foi ameaçada pelo ex? Veja o que fazer

14:47 By Folha Newsletter , No comments

Saiba a quem recorrer quando você se sentir ameaçada por um ex-namorado / marido obcecado.

É normal que um momento de separação seja difícil de encarar, e que o sentimento de ciúmes desperte entre o casal. O que não é nada comum é que o ex desenvolva um sentimento de posse e comece a importunar a vida da antiga companheira. Casos de ameaças ou perseguição podem, e devem, ser denunciados para evitar que o problema se agrave. "É importante destacar que a violência contra a mulher, que constitui violação aos direitos humanos, não precisa ser física, pode ser psicológica, sexual, patrimonial ou moral", esclarece a advogada Lua Monteiro.


Reprodução

A Lei Maria da Penha, (LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006)que trata dos casos de violência contra a mulher, não protege apenas as mulheres casadas, mas também:

* Aquelas que coabitam com outras pessoas, independentemente de terem ou não vínculo familiar;

* Protege de qualquer pessoa com a qual tenham tido relação íntima de afeto, mesmo que sem coabitação;

* E protege também de agressões das pessoas de sua família. Entenda-se família como comunidade de indivíduos que são ou se consideram aparentados.

A mulher que estiver precisando de ajuda, pode procurar qualquer unidade de polícia. “Nas delegacias da mulher há um tratamento especializado para os casos de agressão e violência, inclusive com atendimento social e psicológico”, indica Lua.

Para denúncias por telefone, o ligue 180Central de Atendimento à Mulher, funciona 24 horas por dia. O serviço é oferecido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Instituto Maria da Penha www.mariadapenha.org.br

Serviço
Advogada Lua Monteiro – Tel.: (11) 3101-2384 – E-mail: luamoncar@hotmail.com

Fonte: umamulher.com.br

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...