http://folhanewsletter.blogspot.com.br

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Hidromel, a bebida mais antiga da história

O hidromel é uma deliciosa bebida alcoólica à base de mel e água

Apesar de pouco conhecido, o hidromel do latim hydromeli, que significa mel e água, é provavelmente a bebida alcoólica mais antiga da história, produzido ainda antes do vinho. A bebida é chamada de "Néctar dos Deuses" na mitologia nórdica.


Hidromel é uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e água, sendo utilizados, em geral na sua produção, uma proporção de uma parte de mel por duas de água, mas pode variar conforme a receita ou a região de produção. Consumida desde a antiguidade, sua fabricação é anterior à do vinho e seguramente à da cerveja.

Além de ser consumida em Roma e na Grécia Antiga, outras culturas antigas consumidoras desta bebida foram os celtas, os saxões e os vikings. Também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos maias.

Na Mitologia Nórdica, o hidromel aparecia como a bebida favorita dos deuses.
Nas obras de J.R.R.Tolkien, George R. R. Martin, Keveny Sousa, J. K. Rowling, C. S. Lewis, Bernard Cornwell, Patrick Rothfuss, Christopher Paolini, entre outros, são feitas menções a esta bebida.

Sua origem não é precisa e os arqueólogos a separam entre Oriente e Ocidente, com registros em diversas culturas e povos como gregos, romanos, nórdicos, indianos, africanos e chineses, que consumiam fermentados de mel e arroz. A bebida foi pulverizada no Mundo e até os Maias a consumiram na Guatemala e no México.

Mas se noutros tempos o mel foi um artigo de luxo - e consequentemente seus derivados não eram acessíveis para boa parte da população - o hidromel da atualidade pode se tornar uma bebida bastante difundida, sobretudo no Brasil. Segundo a Embrapa, nosso país "apresenta características especiais de flora e clima que, aliado a presença da abelha africanizada, lhe conferem um potencial fabuloso para a atividade apícola".

Apesar de não ser das bebidas mais fáceis de encontrarmos para comprar, com uma rápida busca pela internet podemos localizar um bom número de produtores no Brasil como os das marcas Milenar, YGGDRASILL, Yulnaishtar, Valkiria e Alma Rústica.

Hoje em dia utiliza-se leveduras específicas, assim como na fabricação de cervejas. O teor alcoólico varia em geral de 8% à 18%, mas esse percentual pode chegar a 30%. Seu sabor apresenta variações segundo o tipo de mel, a técnica empregada ou mesmo pela adição de especiarias. Semelhante ao vinho, podemos encontrar classificações diversas de hidromel: seco, suave, semi-seco, licoroso, espumante... e tal qual o vinho, seu preço também poderá variar bastante.

Curiosidade
Existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho homem. Daí surgiu a tradição atual da lua de mel.


Receita de Hidromel

Existem diversas receitas de hidromel, mas esta é uma receita retirada de um livro de receitas de 1842, escrito à mão, e traduzida no ‘Livro Mágico da Lua’, de D.J. Conway. Como pode-se ver pelos ingredientes, trata-se de uma receita grande para sabbats em grupo e demora para ficar pronto.

Ingredientes:

- 2 kg de mel novo
- 50 ml de água
- 1 punhado de alecrim
- 1 punhado de tomilho
- 1 punhado de louro
- 1 punhado de roseira brava
- 2 ou 3 punhados de malte moído
- tostadas com levedura
- 45 g de cravos
- 45 g de noz-moscada
- 45 g de macis

Procedimento:
Ferva o mel novo na água. Coe bem. Acrescente os punhados de alecrim, tomilho, louro e roseira brava. Ferva a mistura por uma hora, pondo-a em seguida num tonel com o malte moído. Mexa até estar tépido e coe num pano passado para outro tonel.
Espalhe um pouco de tostadas com levedura e despeje o líquido. Quando o hidromel estiver coberto de levedura, despeje em uma pipa. Amarre os cravos, os macis e a noz-moscada num saco e pendure na pipa. Feche a pipa por seis meses e engarrafe. Certifique-se de que todos os recipientes foram esterelizados antes do uso. (Receita tirada do jornale.com.br/wicca)

Para saber mais informações técnicas sobre a fabricação do hidromel, além de citações da bebida no cinema e na literatura, acessem o link a seguir, do etilicos.com.


Para conhecer variações do hidromel pelo mundo afora, temos aqui um link do site Cervejas do mundo: www.cervejasdomundo.com

Os preços dos nacionais que encontrei variam de R$25 até R$50 a garrafa de 750 ml.
Onde comprar (em muitos casos não há uma loja virtual e a encomenda deverá ser feita por e-mail):

Hidromel Milenar hidromelmilenar.blogspot.com.br
IGGDRASILL www.hidromelyggdrasill.com
Yulnaishtar yulna.com.br
Alma Rústica almarustica.com
Hidromel Valkiria (www.costibebidas.com.br)

Adaptado por Folha Newsletter de Maria Capai, do DigaMaria.com

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...