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terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pilates na gestação

15:36 By Folha Newsletter , , No comments

Grávidas que praticam Pilates melhoram a postura, a musculatura e sofrem menos na hora do parto

Muitas vezes, com a chegada da gravidez, justamente por conta daquela moleza inicial e excesso de sono, as grávidas deixam de praticar atividades físicas. Certamente algumas atividades não são muito adequadas, mas existem outras que além de permitidas são indicadas.


Reprodução

Pilates é uma atividade que promove o condicionamento físico geral e bem-estar, trabalhando principalmente a região do core, que contempla o conjunto de músculos abdominais e dorsais, o Pilates proporciona um fortalecimento significativo para melhora da postura e principalmente do equilíbrio. Os exercícios podem ser feitos em aparelhos ou com bola.

Os movimentos ajudam a melhorar a circulação sanguínea, principalmente dos membros inferiores, e ajudam a evitar cãibras. A prática regular e sempre acompanhada de um profissional alivia as tensões na parte superior das costas e o bebê, por sua vez, recebe mais oxigênio e é também beneficiado pelo envio de endorfina (hormônio do relaxamento e bem-estar) via placenta. O crescimento do bebê torna-se mais adequado devido ao controle de peso por parte da futura mamãe.

Evita e minimiza dores nas costas durante a gestação
“Durante este período, o corpo da mulher muda bastante e tem que se adaptar ao peso extra da barriga. A gestante fica com uma hiper-lordose (movimento que força a lombar e causa dores). Com o Pilates, alguns músculos das costas e músculos abdominais ficam mais fortes criando uma estrutura melhor para a lombar, minimizando esse desvio postural e as consequentes dores advindas dessa má postura”.

Alivia o inchaço das pernas
“Alguns exercícios de Pilates trabalham o fortalecimento das pernas para que elas aguentem mais peso. Além disso, aumentam a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço e aliviando as dores”.

Evita a incontinência urinária
“Existem algumas técnicas específicas para o fortalecimento do períneo advindas do Pilates que evitam a incontinência urinária”.

Fortalece o abdômen
“O que é muito bom para o trabalho de parto, momento em que a contração abdominal deve ser forte”.

Beneficia o estado emocional
“No Pilates trabalhamos bastante a respiração, que favorece o controle das emoções e gera mais confiança para a gestante durante o trabalho de parto”.

Fortalece os braços
“Outra vantagem para a futura mamãe carregar o bebê com firmeza.”

No entanto, a professora alerta de que é preciso tomar alguns cuidados. “Não é aconselhável praticar Pilates sozinha, muito menos sem acompanhamento médico. Fale com seu médico e pergunte se você está apta para as práticas do Pilates. Procure um bom profissional e faça aulas específicas para gestantes ou aulas personais”, diz Bartira Elia, professora de Yoga e Pilates da Rennovar - Corpo & Consciência. O resultado lembra a professora, é um corpo mais forte e flexível e uma mamãe equilibrada e cheia de confiança. “Pronta para desfrutar dessa nova etapa de sua vida”, fala a especialista.

Veja mais: Pilates - Ótimo para gestantes

Referencias: lilianeferrari.com - www.chrisflores.net

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