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sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Proteja seu cartão de crédito

21:42 By Folha Newsletter , No comments


Atitudes simples podem evitar que seu cartão crédito seja clonado

1 - Ao receber as senhas “pré-determinadas” pelos bancos, o cliente deve memorizar sua numeração e destruir o informativo imediatamente. Estas senhas não devem ser deixadas registradas em papéis junto aos próprios cartões ou em locais de fácil localização;

2 - No caso das senhas serem escolhidas pelos clientes, é importante que não sejam relacionadas com numerações óbvias (data de nascimento, por exemplo);

3 - Desconfie se o equipamento do banco usar uma ordem diferente da forma normalmente solicitada pelo seu banco para realizar as operações;

4 - O cartão é pessoal e nunca deverá ser fornecido a ninguém, mesmo às pessoas que trabalham nos bancos;

5 - Quando houver a necessidade de utilização dos caixas eletrônicos, o cliente deve ficar atento à aproximação de pessoas estranhas. Ao terminar a operação, deve-se utilizar a tecla "anula” ou “cancela", até que a operação seja reiniciada através da tela inicial do terminal;

6 - Caso o cartão seja retido pela máquina, procure utilizar o telefone interno do próprio caixa eletrônico para entrar em contato com o banco ou utilize um telefone público mais próximo se não for possível o uso do telefone do terminal. Nunca aceite ajude de estranhos;

7 - Quando for efetuar alguma compra pelo cartão, não deixe o funcionário do estabelecimento levá-lo consigo. É importante sempre acompanhar o funcionário e ficar atento à possíveis movimentos estranhos;

8 - Ao digitar suas senhas quando fizer pagamentos é importante prestar atenção no visor da máquina, e tenha certeza de que o valor de compra foi digitado antes de sua senha ser inserida na máquina.


Cuidados ao usar dados do cartão de crédito na internet

O envio de e-mails falsos é uma das principais formas usadas pelos golpistas para obter informações de usuários de cartão de crédito. Ao receber uma dessas mensagens, a pessoa é induzida a entrar em um site falso e digitar dados pessoais, que mais tarde são usados em transações fraudulentas.

• Desconfie de e-mails que contêm oferta de produtos a preços muito abaixo do normal. Podem ser e-mails falsos, desenvolvidos para capturar informações pessoais e de cartão de crédito.

• E-mails fraudulentos também costumam chegar no formato de sorteios, concursos, prêmios e outras supostas iniciativas de empresas conhecidas.

• Nunca preencha cadastro em sites desconhecidos ou de precedência duvidosa. O mesmo vale para solicitações de atualização de dados.

• Os bancos, as bandeiras e as administradoras de cartão nunca enviam e-mail solicitando que você digite o número do seu cartão.

• Ao fazer uma pesquisa por um produto em sites de busca, desconfie das ofertas com preços muito reduzidos. Só porque aparece nas pesquisas não significa que o site não seja fraudulento.

• A figura do “cadeado” no site não indica segurança na venda, apenas que as mensagens entre você e a loja estão protegidas e que a loja tem um certificado válido. Passe o mouse em cima do “cadeado” e veja se aparecem informações sobre o certificado de segurança e o nome da loja. Se não aparecerem, desconfie muito.

• Fique atento! Com os dados do seu cartão (número, data de validade e código de segurança) e algumas informações pessoais (nome e CPF), já é possível que o criminoso realize compras pela internet.

Saiba mais: Dicas para manter seu cartão de crédito seguro

Referências: wp.clicrbs.com.br - br.financas.yahoo.com

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