http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Salve um recém nascido - Doe leite materno!

Se você está amamentando o seu bebê ou já parou de amamentar mas ainda possui uma grande quantidade de leite, existe várias maternidades que recebem o leite materno para ajudar os bebês prematuros que estão nas UTis.


Reprodução

Quem pode ser doadora de leite humano?

Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano.

De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171) a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.

Se informe nas maternidades e doe, pois o leite materno possui muitas vitaminas para o recém nascido ajudando a crescer forte e saudável, no local é feito um cadastro e pedido os exames do pré ou do pós-natal comprovando estar bem de saúde.

Seguintes restrições:

• Não fumar mais que dez cigarros ao dia.
• Não tomar medicamentos incompatíveis com a amamentação.
• Não usar álcool ou drogas ilícitas.

A coleta do leite materno pode ser feita nas maternidades ou em casa, pois alguém buscará o leite uma vez por semana. Caso você prefira coletar o leite materno em casa é necessário alguns cuidados básicos como:

• Usar lenço ou touca de banho nos cabelos na hora da coleta

• Usar máscara ou uma fralda de pano no rosto

• Evitar conversar durante a ordenha

• Lavar as mãos e o antebraços com água e sabão, até os cotovelos; manter as unhas curtas e limpas

• Desprezar os primeiros jatos de leite (cerca de 1 ml)

• Usar recipiente esterilizado, de boca larga, para recolher o leite

• Guardar o leite coletado imediatamente no congelador

• Não encher demais o recipiente

Fonte: www.mulherbeleza.com.br

Para mais informações sobre a lista de endereços de maternidades que recebe o leite materno acesse o site: www.fiocruz.br/redeblh.


DICA

Muitas mamães após a licença maternidade iniciam os preparativos para o retorno ao trabalho. Começa a procura de soluções para que seu bebê não seja tão afetado pela sua nova rotina. Uma das preocupações é como alimentar o bebê durante o horário de trabalho. A mãe que trabalha fora pode continuar a amamentar.

Existem alternativas para continuar alimentando seu bebê com o leite materno mesmo quando você não está em casa. Se for possível, leve o bebê junto com você para o seu trabalho para amamentá-lo. Uma opção, quando não é possível levar seu bebê para o trabalho, é extrair o leite materno para alimentá-lo depois.

Confira aqui: Como guardar e manter o leite materno saudável

Adaptado por Folha Newsletter

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...