http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Verdades e mentiras sobre o macarrão

14:33 By Folha Newsletter No comments

Segundo uma antiga teoria, teria sido o explorador italiano Marco Polo a levar o macarrão da China para a Itália durante o século XIII. Hoje sabe-se que as massas alimentícias já era conhecidas na Europa muito antes disso.

As massas alimentícias, como o espaguete e o macarrão, são ingredientes culinários feitos com massa de farinha, geralmente de trigo, a que se dá várias formas que depois são cozidas em água e servidas com diferentes molhos. São equivalentes ao min da culinária oriental ou ao cuscus da culinária mediterrânica. (ver também História das massas alimentícias).

Você sabia que o mês de outubro, é o Dia Mundial do Macarrão? Aproveite e tire suas dúvidas com a lista de mitos e verdades sobre esse delicioso prato!


Reprodução

Macarrão engorda?

Mito. O macarrão, por si só, não é um alimento que engorda. O que você deve prestar atenção é no acompanhamento dele. Se o macarrão levar o tempero de um molho branco, por exemplo, a quantidade de calorias certamente aumenta. Mas, se a opção for por um molho mais saudável ou por acompanhamentos magros (legumes, carne branca), o prato será nutritivo e com teor de gordura relativamente baixo.

Massas integrais são menos calóricas?

Mito. Na verdade, em termos calóricos, não há diferença entre uma massa integral e uma comum. A vantagem do macarrão integral é a quantidade de nutrientes que ele conserva, que é muito maior que a do macarrão comum. Ou seja, o macarrão integral não é necessariamente mais magro, mas é mais saudável.
Macarrão pode ajudar a emagrecer?

Verdade. O macarrão é fonte de carboidratos, um tipo de nutriente que dá energia. Assim, com mais energia, o organismo tem o metabolismo impulsionado, funcionando melhor, o que ajuda o corpo a queimar calorias.

Comer muito macarrão deixa sensação de cansaço?

Mito. O que pode acontecer é uma digestão mais lenta se a massa for do tipo recheada, porque, nesse caso, o macarrão se torna um alimento pesado e mais demorado para o corpo processar.

É ruim comer massa à noite?

Mito. A nutricionista alerta que é preferível deixar o consumo de massas para o almoço, mas não há problema algum em comer macarrão no jantar. Pode ficar tranquila, as calorias consumidas no prato serão queimadas mesmo durante o sono!

É bom comer massa de 2 a 3 vezes por semana?

Verdade. O macarrão é um alimento saudável e que pode ser consumido sem problemas de duas a três vezes por semana. As palavras-chave para ter uma boa dieta incluindo massas são moderação, para não extrapolar na quantidade e nos acompanhamentos, e criatividade, para comer bem e manter a forma. Bom apetite!

Veja também: Macarrão é vilão na dieta?

Adaptado por Folha Newsletter do br.mulher.yahoo.com

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...