http://folhanewsletter.blogspot.com.br

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Calorias, como controlar esse "peso" na balança

Você sabe o que é caloria?

Muita gente fala em cortar calorias da alimentação; porém, nem todos sabem o que a palavra significa. Trata-se de um sistema de medição da quantidade de energia que podemos extrair do que comemos, a qual é essencial para realizar funções como trabalhar, comer, pensar, correr, dormir, etc. São as calorias que determinam a porção de energia que “sobra” em nosso corpo após uma refeição, a qual é armazenada, em sua maior parte, sob a forma de gordura. Por isso, elas têm relação direta com a obesidade, não sendo, entretanto, as únicas responsáveis por ela.



Foto: Reprodução

O SISTEMA DE calorias foi desenvolvido, há, aproximadamente, 12 anos, por um químico norte-americano especializado em agricultura, Wilbur Atwaker. A fórmula original diz que cada grama de gordura ingerida produz nove calorias; e cada grama de carboidrato (açúcar) ou proteína, quatro calorias. Esse é um sistema utilizado mundialmente para informar o consumidor.

No entanto, muitos cientistas acreditam que o sistema deve ser substituído por um mais preciso, pois a forma atual não considera a energia gasta durante a mastigação e a digestão. Um alimento bem mastigado faz com que seja gasta muito mais energia com os músculos da mastigação e com a produção de saliva. Na prática, se gasta mais calorias no processo digestivo, o que acarreta menor armazenamento de gordura. Por isso, devemos fazer nossas refeições sem pressa e sem nos distrair, para mastigar adequadamente.


DICAS

• O correto é o equilíbrio entre o tempo de mastigação, a visão do alimento e a percepção do sabor, aproveitando a refeição. Assim, haverá a produção dos hormônios responsáveis por gerar saciedade, o que, consequentemente, levará você a comer menos e aproveitar melhor o conteúdo energético do alimento ingerido.

• Quanto mais fibras e proteínas um alimento possuir, maior será o gasto energético do organismo na digestão, ou seja, sobrará menos energia para armazenar no corpo sob a forma de gordura.

• Frutas, legumes e verduras são alimentos ricos em fibras, que elevam o gasto de calorias na digestão e dificultam a absorção das gorduras e açúcares pelo organismo.

• A abolição ou substituição do sistema de calorias não é a solução para o problema da obesidade. Ele deve ser utilizado em conjunto com hábitos saudáveis de alimentação, incluindo a ingestão de menos calorias, de forma que o corpo gaste mais energia do que a quantidade que consome. Isso levará ao emagrecimento saudável.

Por Dr Jorge Manaia, cirurgião-geral | Jornal impresso Show da Fé | Ano 6 - Nº 62

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...