http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Conheça os benefícios do vinho para a saúde

Desde os tempos antigos, o vinho está relacionado a evolução da medicina, sendo usado na arte da cura para diversas finalidades, como medicamento, cura de feridas e atuando como componente importante para uma dieta saudável. Assim, pode-se ver a importância da bebida em diversas situações.


O vinho tinto possui possui propriedades cientificamente comprovadas que beneficiam a saúde, quando ingerido com moderação. Entre os benefícios, destacam-se a redução dos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, e a desaceleração da deterioração celular do organismo. Outros benefícios ainda permanecem em estudo, como a diminuição do risco de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, de pele e de próstata.

De acordo com pesquisas, devido a uma substância presente na casca da uva, o resveratrol, a vinho pode prevenir os efeitos negativos do sedentarismo, como a obesidade. Por ter propriedades antioxidantes e ati-inflamatórias, o resveratrol, atua também em conjunto com genes associados ao envelhecimento, retardando o processo em tecidos como o muscular e o cerebral.

O resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. Foi descoberto em pesquisa na PUCRS que a raiz de uma hortaliça chamada azeda possui cem vezes mais resveratrol do que o suco de uva ou o vinho. (Jornal Folha de São Paulo). Quanto mais intensa for a cor, quer do vinho quer das uvas, tanto maior o seu conteúdo em polifenóis. Além do resveratrol, existem outros polifenóis com interesse para a saúde humana, tais como os taninos, flavonas e os ácidos fenólicos.

Resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como colesterol LDL e aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade, o colesterol HDL. (O LDL, principalmente no seu estado oxidado, pode acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos, levando à formação de placas de ateroma. Essas placas dão origem à aterosclerose, que causa a obstrução dos vasos sanguíneos).

Favorece a produção, pelo fígado, de HDL; e a redução da produção de LDL, e ainda impede a oxidação do LDL circulante. Tem, assim, importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.
Estudos parecem indicar também um efeito benéfico do resveratrol na prevenção do câncerPB / cancroPE, pela sua capacidade de conter a proliferação de células tumorais, através da inibição da proteína NF Kappa B, está envolvida na regulação da proliferação celular.
(Folha Newsletter)

No Brasil pode ser encontrada uma grande variedade de vinhos, do mundo inteiro. Os mais populares são os brasileiros, os argentinos e os chilenos, que costumam ter uma boa relação custo/benefício. O vinho tinto é o mais indicado, tendo mais benefícios à saúde, mas os brancos também são ótimos companheiros de mesa. Não existe uma recomendação exata quanto ao consumo diário do, pois a ação da bebida varia de acordo com fatores como idade, sexo, peso e altura de cada um. Por isso, é sempre bom consultar um médico para estabelecer se você pode beber vinho e qual a melhor quantidade para sua condição física.

Enviado por Juliana Padilha
www.mobstermob.com.br | Criação e otimização de sites
contato@mobstermob.com.br
Telefone: (21) 2224-4585

Fonte: Cupom Now – Cupons de desconto

1 comentários :

  1. Cara eu já tinha ouvido falar por ai que o vinho tinha substancias benéficas para saúde, mas não fazia ideia do quanto, gostei dessas informações.

    Quero aproveitar para dizer que seu banner já se encontra em meu blog, parceria firmada, seja bem vindo aos parceiros do Rebobinando.

    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...