http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Novos nomes da literatura portuguesa chegam ao Brasil

17:27 By Folha Newsletter No comments

Em comemoração ao ano de Portugal no Brasil, novos nomes da literatura portuguesa chegam às prateleiras brasileiras.


A coleção Novíssimos traz cinco títulos – O teu rosto será o último, No meu peito não cabem pássaros, Para cima e para o Norte, Por este mundo acima e Um piano para cavalos altos – dos autores João Ricardo Pedro, Nuno Camarneiro, Patrícia Portela, Patrícia Reis e Sandro William Junqueira.

Cada exemplar traz uma história e uma temática diferente. O teu rosto será o último conta a história de uma família marcada pela ditadura e pela repressão política, já em No meu peito não cabem pássaros, o leitor é transportado para Nova York, Lisboa e para a imaginação de uma criança.

Para cima e para o Norte é um romance que se baseia na história de um homem plano, que vive em duas dimensões. Já em Por este mundo acima, Lisboa aparece como uma distópica, após um terrível desastre.

Por fim, a obra Um piano para cavalos altos cria uma metáfora a partir de um mundo regido pela ordem e pela disciplina, em uma cidade cercada pela natureza, onde animais selvagens se tornam ameaças após um inesperado desastre.

(Links)

O teu rosto será o último - Partindo da Revolução de 1974 em Portugal, este romance constrói a história de uma família marcada pelos longos anos da ditadura, pela repressão política, pela guerra colonial. Duarte, cuja infância se desenrola sob os auspícios de Abril, cresce envolto em memórias alheias que formam uma espécie de trama onde qualquer segredo se esconde. Pianista precoce e talentoso, afigura-se como o elemento capaz de suscitar todas as esperanças. Terá a sua arte essa capacidade redentora, ou se revelará, ela própria, lugar propício a novos e inesperados conflitos?

No meu peito não cabem pássaros - O autor busca transportar o leitor para os arranha-céus de Nova York, para Lisboa e para a imaginação de uma criança que inventa coisas que depois acontecem, em 'No Meu Peito não Cabem Pássaros'. Apesar dos quilômetros que separam cada um dos protagonistas, o que os une são as afinidades marcadas em suas vidas, inspirados pelo ambiente em que nasceram e foram criados, o que acaba influenciando o nascimento de um autor e a construção de seus personagens.

Para cima e para o Norte - Este romance se baseia na história verídica de um Homem Plano que vive em um mundo de duas dimensões. Um dia ao se encantar com uma impressão digital em um livro, passa a investigar isso. Até chegar a uma descoberta mais profunda e se desafiar a passar para um mundo tridimensional.

Por este mundo acima - Este livro imagina uma Lisboa distópica, após um terrível desastre. Entre os personagens, está um velho editor, que enquanto procura por conhecidos, encontra um manuscrito e um rapaz, e nessa nova descoberta, acaba encontrando uma porta para outra dimensão da vida.

Um piano para cavalos altos - Nesta obra, Sandro William Junqueira cria uma metáfora a partir de um mundo regido pela ordem e pela disciplina, em uma cidade cercada pela natureza, onde animais selvagens se tornam ameaças após um inesperado desastre, o que deixa a população com medo. O governo sabe que esse é o motor para manter as coisas organizadas, por isso decide que elas devem permanecer assim.

Livraria Cultura - Ler para ser...

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...