http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Biografia da lendária Coco Chanel

20:53 By Folha Newsletter No comments

Coco Chanel, a lendária estilista que moldou o conceito de mulher moderna


Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa. Suas criações influenciaram a moda mundial. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A.

Seu legado como designer é imenso, dentre eles podemos destacar o famoso "pretinho básico" frequentemente citado como uma contribuição para o léxico Chanel moda e como uma peça de roupa sobrevive até hoje. Sua primeira encarnação foi executada em seda fina, crepe de chine, e tinha mangas compridas. Em 1926, a edição americana da Vogue destacou um vestido Chanel, apelidando-os Garçonne (olhar menino). Vogue editores previu que iria "tornar-se uma espécie de uniforme para todas as mulheres de bom gosto", que incorpora uma estética padronizada, que a revista comparou ao apelo democrático do onipresente automóvel Ford preto. Este olhar, uma bainha de reposição, gerou muitas críticas de jornalistas do sexo masculino que se queixaram.

Coco Chanel não estava apenas à frente de seu tempo. Ela estava à frente de si mesma. Se olharmos para o trabalho de estilistas contemporâneos, veremos que muitas de suas estratégias ecoam o que Chanel já fez. Há 75 anos ela fez uma mistura do vocabulário de roupas femininas e masculinas e criou uma moda que deu ao usuário um sentimento de luxo íntimo, em lugar da ostentação; estes são apenas dois exemplos de como seu gosto e senso de estilo ultrapassam a moda atual." Assim a jornalista Ingrid Sischy definiu o trabalho de Coco Chanel para a revista norte-americana "Time".


Gabrielle nasceu numa família pobre. Sua mãe morreu quando ela tinha seis anos, deixando-a com mais quatro irmãos aos cuidados do pai. No período entre 1905 e 1908 adotou o nome de Coco, durante uma breve carreira de cantora de café-concerto.

Envolvendo-se primeiro com um rico militar e depois com um industrial inglês, Coco Chanel conseguiu recursos para abrir uma pequena chapelaria, em 1910. Abriu mais duas filiais, em Biarritz e em Deauville. Seus dois protetores também a ajudaram a conseguir clientes, homens e mulheres, que passaram a freqüentar sua loja. Suas criações logo caíram no gosto do público e seus negócios se expandiram para o ramo da moda.

Nos anos 1920, Chanel já era uma designer influente. Começou a desenhar roupas confortáveis, com tecidos fluidos, peças emprestadas do guarda-roupa masculino e saias mais curtas, em contraste com a silhueta feminina rígida da época. Em 1922 criou o famoso perfume Chanel n° 5, que alavancou seus negócios e se tornou legendário.

Durante a Segunda Guerra Mundial Chanel chegou a trabalhar como enfermeira, uma vez que os negócios de moda estavam em baixa. Nesta época envolveu-se com um oficial nazista, o que lhe custou o exílio. Em 1954 voltou a Paris e retomou seus negócios na alta costura.

Sua carreira teve um renascimento nos anos 1950. O cárdigã, o vestido preto, as pérolas tornaram-se marca registrada do estilo Chanel. A marca Chanel acabou tornando-se um grande império, que inclui bolsas, sapatos, jóias, acessórios e perfumes. Fonte: educacao.uol.com.br

No início de 1971 Chanel, então com 87 anos, estava cansada e doente, mas continuou a aderir ao seu horário habitual, supervisionando a preparação da coleção primavera. Ela morreu no domingo, 10 de janeiro, 1971, no Hotel Ritz, onde residiu por mais de 30 anos.


Mais informações:

Bigrafia Completa: Gabrielle Coco Chanel

Livro: Coco Chanel de Justine Picardie - apresenta um retrato construído da vida de Coco Chanel, mostrando um olhar diferente sobre como ela se transformou em uma considerada 'alma da moda'.

Filme: Coco avant Chanel (Coco antes de Chanel 2009). O filme conta a história da famosa estilista francesa Gabrielle "Coco" Chanel desde a infância pobre até a criação de um império da indústria da moda a Chanel S.A com sede na França.

Adaptado por Folha Newsletter

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...