http://folhanewsletter.blogspot.com.br

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Os 6 milhões pagos a Ronaldo, pela Rede Globo de Televisão

17:11 By Folha Newsletter No comments

Há muito tempo venho observando o jogo de cintura das emissoras de televisão; quando estão com o ibope lá em baixo, procuram rapidamente uma maneira de disputar lugar na preferência do público. O que eu não esperava era que a Rede Globo de Televisão, a mesma que pede doações para o Programa Criança Esperança, fosse pagar 6 milhões para Ronaldo, o fenômeno, que está acima do peso, para que ele pudesse participar de um quadro do Fantástico, o Medida Certa, onde passará por inúmeros procedimentos para voltar ao seu peso normal, e tudo acompanhado pelo povo brasileiro. Quanta honra, não é?

Ronaldo, que ficou um bom tempo fora dos campos, engordou um pouquinho, e precisa urgentemente de acompanhamento médico, de um personal trainer, de nutricionistas, enfim. Pensando bem, participar de um quadro no Fantástico é uma ótima estratégia de fazer com que o fenômeno do futebol volte para a mídia, após seu envolvimento no escândalo dos travestis. O fato curioso é que ele cobrou um preço altíssimo para que perdesse peso em frente às câmeras, assistido por muitos brasileiros que enxergam ali o cúmulo da injustiça. Onde já se viu maltratar um ser humano dessa maneira, colocando-o para correr, para malhar, praticar tênis, pedalar, principalmente em se tratando de alguém como Ronaldo. É muita crueldade! Por que não o deixam com seus 118 quilos?

O povo brasileiro prefere ver Ronaldo ganhando milhões para brigar com uma balança a ler um livro, a discutir as ideias de Machado de Assis, de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, a sentir o patriotismo de Canção do Exílio, do maranhense Gonçalves Dias, a apreciar as narrações de Euclides da Cunha, em Os Sertões, a conhecer a história de Iracema, de José de Alencar. Ninguém quer saber de Shakespeare, de Karl Marx, de Nicholas Sparks, Sidney Sheldon, Agatha Christie, Dan Brown, do educador Paulo Freire. Ainda bem que muitos brasileiros ainda leem Crepúsculo, Lua Nova, Amanhecer, e também as revistinhas de fofocas, horóscopos, além dos livros de autoajuda, de Augusto Cury, mas isso é outra questão, até porque estou falando de quadro de programas de TVs.

Mesmo com todas as evidências de que Ronaldo teria ganhado todos esses milhões, a emissora diz que tudo isso não passou de um mal entendido, e que ele não teria recebido nenhuma quantia para participar do quadro. O que acontece é que a Rede Globo deveria investir mais em programas que visassem à responsabilidade social, a cidadania, a educação, o conhecimento, abdicando-se de seus quadros corriqueiros, de uma mídia manipulada, que polui a mente do espectador. Depois disso, cheguei à conclusão de que o pior seria se, após a exibição de Medida Certa, colocassem aquela inserção, onde diz “Cultura, agente se vê por aqui”.

Texto enviado por José Neto Formiga (www.josenetoformiga.blogspot.com.br

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...