http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A declaração do Imposto de Renda 2013 descomplicada

18:41 By Folha Newsletter , No comments


Todo começo de ano é marcado pelo período de declaração do Imposto de Renda, e em 2013 o prazo é do dia 01 de março ao dia 30 de abril. Todo o processo pode ser feito de casa e sem complicação, basta instalar o programa Imposto de Renda Pessoa Física 2013, que pode ser baixado no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), no seu computador pessoal e seguir os passos. Para o ano de 2013 são esperadas 26 milhões de declarações por parte dos contribuintes.

Uma novidade implementada este ano foi a possibilidade de realizar a declaração através de tablets e smartphones. Os antenados em tecnologia que possuem um dispositivo com os sistemas operacionais Android ou iOS podem fazer todo o procedimento direto na palma da mão. Mas é preciso ficar atento às limitações do aplicativo, sendo utilizável apenas pelos contribuintes que fazem uma declaração mais simples.

As deduções entram como um grande aliado daqueles que buscam diminuir o valor do imposto, gastos com educação e cuidados médicos são alguns possíveis de serem deduzidos. Quem optar por fazer a declaração simples não possui a opção de fazer deduções, já ganhando um desconto automático de 20% na base do cálculo. A simulação mostra a melhor maneira de declarar o imposto em cada caso, mas os especialistas já adiantam que quem não possui dependentes e tem poucas deduções cabíveis deve dar preferência para a forma simplificada.

Apesar de todas as facilidades é bom não deixar para a última hora, fazer a declaração próximo ao fim do prazo aumenta a possibilidade de erros. O melhor a fazer é se programar com calma e ter tempo para tirar todas as dúvidas. Separar os documentos necessários também ajuda a evitar problemas, então é bom ter em mãos uma cópia da declaração feita em 2012, informe de rendimentos das fontes pagadoras e das instituições financeiras, além de documentos que comprovem outros ganhos e os gastos do contribuinte durante o ano-base de 2012. Declarações entregues depois do prazo já geram uma multa mínima de R$165,74 e devem ser evitadas.


Por Clara Matos | Folha Newsletter Guest Post

Fonte: Ética Fiscal

Gostaria de ter seus artigos postado aqui? Contate-nos!

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...