http://folhanewsletter.blogspot.com.br

domingo, 9 de junho de 2013

Como Vencer o Transtorno do Pânico

O transtorno do pânico afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e ainda é bastante desconhecido quanto às suas causas e possíveis tratamentos.

A medicina investe em remédios antidepressivos para amenizar os sintomas, mas não sabe sequer explicar a relação exata do fármaco com o transtorno.

Várias técnicas de superação foram desenvolvidas por pesquisadores, psiquiatras, psicólogos e toda sorte de pessoas que se dispuseram a encarar o problema de frente. Pela primeira vez, uma obra é escrita por uma portadora do transtorno, que dissecou profundamente o tema e agora, compartilha os segredos que descobriu, de como vencer o tão temido e incompreendido pânico.


Até há bem pouco tempo, essa síndrome ou transtorno, como prefiro chamar, afinal, o pânico transtorna nossa vida de maneiras inimagináveis, era quase desconhecida no meio literário e poucas informações a respeito estavam disponíveis. Aparentemente, o pânico atormenta as pessoas desde épocas remotas, mas só recentemente médicos e estudiosos estão se preocupando com seu diagnóstico e tratamento.

Talvez a pessoa que mais tenha contribuído até agora, no Brasil, com algum esclarecimento sobre o tema, seja a psiquiatra Ana Beatriz Silva que, após participar de uma novela global, na construção do personagem com esquizofrenia, ficou conhecida por livros como "Mentes com Medo" e "Mentes Ansiosas".

Contudo, é extremamente difícil encontrar alguém que realmente sofre do problema escrevendo sobre isso. Encontramos vários depoimentos angustiantes de portadores em busca de esperança, nos sites da internet, mas um livro sobre como lidar com o problema, raridade. Claro que os livros de uma psiquiatra contribuem para que as pessoas nesta situação saibam ao menos que existe uma luz no fim do túnel, entretanto, quando leio sobre o assunto, sinto falta de uma narração um pouco mais pessoal, de alguém que tenha sentido "na pele" o que passam as vítimas do pânico.

Por isso, decidi que a solução era escrever eu mesma sobre minha experiência com o TP e compartilhar com todos que querem e precisam ouvir que, a solução existe e isso tudo pode ter um final feliz!

Provavelmente você já sentiu os sintomas que vou elencar a seguir e não quer mais saber deles, pelo contrário, quer esquecer que eles existem! Mas, só para não fugir do convencional, listarei o que já sabemos: Coração disparado, suor frio, tremores no corpo, dor no peito, falta de ar, tontura, sensação de que está ficando louco (a), de que está prestes a morrer e/ou de que algo trágico vai acontecer. Ufa! Quem já sentiu dois ou mais desses sintomas juntos e vive com medo de que eles apareçam novamente, sofre desse tonto transtorno do pânico.

Porque simplesmente tonto e não monstruoso, terrível, devastador? Porque acima de todos esses adjetivos, ele é um transtorno tonto, bobo, infantil e que faz adultos agirem como crianças apavoradas e com medo do bicho papão, que sequer existe. E o pior, sabemos que ele não existe. Mas, continuamos apavorados com suas garras invisíveis.
Neste livro, você vai aprender a tratar o pânico como ele merece. Nunca subestimá-lo, pois ainda que baseado em medo primitivo de algo inconsistente, ele existe e é muito real. Você vai aprender apenas a tratá-lo como o medo bobo que realmente é.


O LIVRO PODE SER ADQUIRIDO EM: www.clubedeautores.com.br/book/146029--Como_Vencer_o_Transtorno_do_Panico


Folha Newsletter Guest Post

Que ter seus artigos publicados aqui? Contate-nos!

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...