http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sexta-feira, 5 de julho de 2013

4 de Julho

Na nossa sociedade sofremos influências culturais de diversos povos. Por conta do capitalismo, uma influência que se sobressai é a dos EUA.

De forma indireta, consumimos arte, padrões e até mesmo hábitos alimentares americanos. Muitos produtos de marcas consagradas que consumimos diariamente tem origem americana.
Cada vez mais nos interessamos por padrões diferentes do nosso, temos necessidade de entender a cultura do próximo.


Em relação à cultura norte americana, algo que certamente queremos entender são os seus diferentes feriados, como são comemorados e o seu significado.
Ontem foi comemorado o feriado mais importante dos EUA, a Independência.
Para explicar essa data histórica é preciso compreender alguns eventos anteriores que ocorreram nos EUA.

Antes de ser independente, os EUA era composto por 13 colônias e controlado pela Inglaterra que utilizava as colônias para obter lucro e recursos naturais não disponíveis na Europa.

As colônias localizadas no norte eram habitadas por protestantes europeus que fugiam das perseguições religiosas, eles tinham como objetivo transformar a região em um lugar prospero para habitarem com suas famílias, eram contra o escravismo.

As colônias do sul tiveram uma colonização de exploração, igual ao Brasil. Predominava a mão de obra escrava, a monocultura e exportação para a metrópole.
Após a guerra dos sete anos, a Inglaterra aumentou os impostos e criou novas taxas com o intuito de ter os prejuízos da batalha ressarcidos.

Insatisfeitos, os colonos começaram a fazer reinvindicações, o episodio mais famoso é a Festa do Chá de Boston, onde colonos vestidos de índios invadiram um navio inglês e jogaram o carregamento de chá no mar.


Como repressão, foram instauradas as chamadas Leis Intoleravéis que acabaram influenciando o processo de independência.

Em 1776, os colonos se reuniram no Segundo Congresso da Filadélfia, onde foi redigido por Thomas Jefferson a Declaração de Independência dos Estados Unidos.

A guerra de Independência durou até 1783, onde a Inglaterra foi derrotada.




Por Michelle Franzini Zanin

Escritora e Jornalista | Autora do livro Vida, Ed Zerocriativa

Contato: michelleescritora@yahoo.com.br




Quer ter seus artigos publicados aqui? | Contato para Guest Post

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...