http://folhanewsletter.blogspot.com.br

sábado, 13 de julho de 2013

Fusca Mania


Paixão nacional, o Fusca pode ser considerado um simbolo da história brasileira, para ele foi composta canções, entre tantas outras homenagens singelas.

Este simpático automovel tem uma origem um tanto inusitada, foi projetado por Ferdinand Porche a pedido de Adolf Hitler que queria fazer um carro para o povo.

O Fusca é o carro mais vendido no mundo, foi produzido até o ano de 2003 no México.

No Brasil o carro passou a ser importado a partir de 11 de setembro de 1950, foram desembarcados 30 fuscas que ficaram em exposição no porto de Santos, ao contrário do que ocorreu nos EUA, o Fusca foi um sucesso imediato no Brasil, cada veículo foi vendido por CR$60.000(sessenta mil cruzeiros).


1950: modelo Standard, apenas 50 unidades trazidas para o Brasil. Sem frisos ou cromados, essa versão é virtualmente idêntica aos modelos que ficaram prontos em 1938.


Por causa do extrondoso sucesso, o modelo conhecido como Split Window passou a ser importado da Alemanha e montado pela empresa brasileira Brasmotor (atual Brastemp), a parceria durou até o ano de 1953 quando foi instalada uma unidade da Volkswagen no bairro do Ipiranga em São Paulo.



O 1600S, como "O Besourão", ou "Super Fuscão"




As lanternas "Fafá" do modelo de 1979.

Inicialmente o automovél era conhecido como VW Sedan, a partir da década de 80 o carro foi rebatizado como Fusca e sofreu mudanças significativas em sua estrutuara como a inserção do motor a álcool e a famosa lanterna Fafá (batizada assim em homenagem a cantora Fafá de Belém).

A produção do Fusca no Brasil foi encerrada em 1986 e retomada em 1993 a pedido do presidente Itamar Franco que queria a produção de carros populares e disse que o Brasil necessitava de um carro como o Fusca.

Essa nova geração do Fusca durou até 1996, foram vendidos aproximadamente 47.000 exemplares.


Neste ano foi relançado o Fusca no Brasil, o carro que antes tinha cárater popular agora é um belo automóvel de luxo.



Fusca 2013

O Novo Fusca 2013 é na verdade o retorno do Fusca. Sucessor do New Beetle com um design maravilhoso, porém, retoma o nome do caro que fez enorme sucesso no Brasil durante anos. Hoje, nesta nova versão, não é mais um carro popular visto que ele vem portando itens espetaculares de série e não vai ficar devendo nada para nenhum outro carro da mesma categoria.



New Beetle 2011

Independente de ser velho ou novo, o Fusca é o carro mais querido do Brasil, quem tem um exemplar raramente se desfaz. Essa mania nacional vem a décadas encantando gerações, tem até um dia especial em sua homenagem, no dia 20 de janeiro é comemorado anualmente o dia do Fusca no Brasil.






Por Michelle Franzini Zanin

Escritora e Jornalista | Autora do livro Vida, Ed Zerocriativa

Contato: michelleescritora@yahoo.com.br




Quer ter seus artigos publicados aqui? | Contato para Guest Post

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...