http://folhanewsletter.blogspot.com.br

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Campanhas publicitárias curiosas nas redes sociais

Há alguns meses, a marca de creme dental Colgate lançou uma campanha publicitária para divulgar os benefícios do uso prolongado de um dos produtos presentes em seu mix, o fio dental, utilizado por quem deseja remover sujeira acumulada entre um dente e outro. Com os recursos da tecnologia em constante evolução e aprimoramento, a publicidade das redes sociais se tornou muito criativa e benéfica para as marcas de qualquer segmento de mercado, embora todo erro nunca passe despercebido, o que pode prejudicar a imagem de uma marca. Também pode ocorrer a constrangedora “piada interna” que só a marca entende.






Os casos de repercussão negativa nas redes sociais não se aplicam à marca Colgate, que conseguiu produzir uma campanha publicitária bastante criativa e que chama muito a atenção sem subestimar os consumidores e sem abusar de recursos apelativos, que são comuns em alguns nichos de mercado. As peças publicitárias compostas para divulgar a linha de fios dentais da Colgate possuem três imagens em que aparecem fotos de três casais diferentes, sendo três homens e três mulheres. Todas as pessoas presentes nas fotos utilizam roupas na mesma cartela de tonalidades de cores: as cores principais da campanha são azul e branco.

Em cada peça publicitária, os casais estão se abraçando e sorrindo. No canto superior direito, aparece uma flecha vermelha apontando para o fio dental da Colgate. O fundo das fotos também utiliza a cartela de tonalidades de cores, partindo para o azul claro. Vemos uma imagem comum com duas pessoas felizes e sorridentes. Mas, fica a questão: o que tem demais nestas peças publicitárias da marca? É aí que entra em ação toda a criatividade da Colgate. Alguém conseguiu notar o que acontece em cada uma das três fotos? Se a resposta é não, a marca conseguiu atingir seu objetivo.

Repare na primeira peça publicitária que uma mulher morena está sorridente ao lado de um homem grisalho que também está sorrindo, mas com sujeira no dente, o que é um indício de que é necessário utilizar o fio dental da marca Colgate para removê-la. Contudo, você provavelmente não reparou que a mulher morena possui seis dedos na mão esquerda. A mão desta mulher está bem exposta na foto, mais exatamente sob o ombro do homem de cabelo grisalho. O que a Colgate quer dizer é que uma sujeira no dente é mais facilmente notada do que qualquer anormalidade na aparência.

Agora que você já notou o truque da campanha publicitária, observe a segunda peça, onde outro casal aparece em cena, com roupas de cores semelhantes. Mais uma vez uma mulher morena encontra-se do lado esquerdo e um homem grisalho do lado direito, com aquela sujeirinha no dente. Logicamente a intenção é vender o fio dental, mas será que alguém percebeu um braço fantasma sob o ombro do homem de cabelo grisalho? Ele não pertence à mulher morena. Mais um ponto para a Colgate, pois a primeira foto era fácil de se perceber algo anormal e a segunda foi mais difícil.

Por fim vem a terceira foto da campanha publicitária, sendo que esta peça é a mais fácil de perceber algo de anormal. Desta vez temos uma mulher morena do lado esquerdo da imagem, abraçando um homem mais jovem, sem cabelos grisalhos, mas que está com a insistente sujeira no dente. As cores das roupas foram invertidas: a mulher usa branco e o homem usa azul. A flecha com o fio dental segue firme e forte lá no canto superior direito da peça publicitária. Agora nem dedos nem braços extras, a anormalidade está nas orelhas do homem. Onde está a orelha do lado esquerdo?


Por Pollyane Belo | SEO Master

skype: pollyanebelo.seomaster

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...