http://folhanewsletter.blogspot.com.br

domingo, 13 de dezembro de 2015

Token, ferramenta indispensável para operações bancárias na internet


Saiba como os tokens aumentam a segurança online para quem faz transações bancárias via Internet Bank


O Token é uma ferramenta que oferece proteção no acesso pela internet e pelo telefone. Na internet, a cada operação realizada, durante o mesmo acesso ou acessos diferentes, é solicitado um código do Token. Além de utilizar a senha eletrônica, você deve digitar o código solicitado no momento da operação.

Os tokens servem como segundo fator de autenticação em transações online como internet banking, acesso privado a alguns canais – como a intranet de algumas empresas – ou ainda acesso remoto a um equipamento conectado, por exemplo. Depois de entrar com o login e senha do usuário, para confirmar o acesso, o sistema pede que a combinação exibida no token seja digitada.

Existem 4 tipos de Tokens disponíveis que são eles: Token Chaveiro, Token Cartão de Segurança, Token por SMS e Aplicativo no Celular.



Token Chaveiro - Faz parte do dia a dia de muita gente – principalmente quem usa serviços de banco na internet, geralmente cliente empresa são os que mais utilizam essa opção. É um dispositivo eletrônico capaz de gerar senhas randômicas a partir de um algoritmo matemático. As empresas de segurança que oferecem essa tecnologia desenvolvem equações bastante complexas para que uma combinação diferente e segura seja exibida no visor cada vez que o token for solicitado.

Ou seja, se algum cybercriminoso tenta descobrir e reutilizar uma senha exibida no token durante uma autenticação, aquela combinação não será mais aceita pelo sistema. O modelo “One Time Password” – uma espécie de senha que se autodestrói – cria uma nova sequência numérica a cada 30 ou 60 segundos.


Token Cartão De Segurança - O cartão é único e exclusivo, e não possui nenhuma informação nominal ou qualquer dado bancário, trazendo impresso apenas um Número de Identificação formado por 9 algarismos. Para que você possa reconhecê-lo, aparecerão na tela os 3 últimos algarismos dessa numeração.

O Cartão de Segurança Online é usado nas transações financeiras do Internet Banking. Será solicitado aleatoriamente apenas um código numérico por acesso. Essa solicitação ocorrerá no momento em que você for confirmar a primeira transação pelo Internet Banking. Durante o mesmo acesso, ao efetuar outras transações, não será solicitado outro código numérico do cartão.


O uso do Cartão de Segurança On-line não substitui sua senha de internet. Ele confere segurança adicional às suas movimentações financeiras. O Cartão de Segurança On-line somente será solicitado para confirmar suas transações bancárias. Em nenhuma hipótese ele será solicitados na tela de acesso ao Internet Banking.


Token Por SMS - Antes de utilizar o serviço, o usuário deve informar o número de seu celular na página do internet bank do seu respectivo banco, confirmando-o posteriormente em qualquer caixa eletrônico ou na própria agência. O Token SMS só estará disponível para quem já tem o Token habilitado.

Sempre que tentar completar uma transação, o código será enviado automaticamente para o número do celular cadastrado.


Alguns Bancos já estão aposentando o Token Chaveiro e disponibilizando um Aplicativo exclusivo instalado no seu celular que gera senhas numéricas e aleatórias para acesso aos Canais de Conveniência. Tem por finalidade substituir os Chaveiros.


O token é um sistema muito seguro de autenticação, mas algumas dicas são importantes para impedir que alguém tenha acesso ao código e tente usá-lo de forma indevida: primeiro, nunca forneça mais de um código do seu token em um único acesso. As instituições financeiras solicitam apenas uma combinação do token por acesso ou por transação; as instituições nunca enviam e-mails nem telefonam solicitando o código do seu token. Se isso acontecer, desconfie e prefira não informar a sequência; nunca entregue seu token a terceiros; e em caso de perda ou roubo, comunique o fato imediatamente aos responsáveis pelo acesso ou aplicação.

Com essas dicas e com a autenticação em dois fatores, pode ter certeza, seu acesso à empresa ou ao internet banking estarão muito mais seguro do que com uma simples senha – por mais complexa que ela seja.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...